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dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorGiachelin, Evandra Nissola
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.otherHenz, Celso Ilgo
dc.contributor.otherTauchen, Gionara
dc.date.accessioned2021-04-13T16:30:06Z
dc.date.available2021-04-13T16:30:06Z
dc.date.issued2021-04-08
dc.date.submitted2020-12-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6897
dc.descriptionA presente dissertação objetiva identificar e descrever as reflexões e os desafios da docência, na formação permanente dos professores, nos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de educação do município de Flores da Cunha/RS. O aporte teórico deste estudo fundamenta-se em Freire (1991,1996, 2002, 2009), Gadotti (2003, 2006), Henz e Toniollo (2015), Imbérnon (2004, 2009, 2010) e Nóvoa (1992, 1995), que defendem a formação permanente como indissociável da docência e entendida como responsabilidade do próprio professor. Além disso, o trabalho baseia-se em Gatti e Barreto (1997, 2017), que contextualizam as políticas docentes no Brasil. A respeito da docência, destaca-se Mizukami (2002) e Tardif (1991, 2002), Schön (2000) e Stecanela (2013) e Josso ( 2004, 2010), que relata a importância das narrativas da formação, na condução do caminho reflexivo do professor, na ressignificação das formas de aprender e de ensinar. Foram selecionadas publicações referentes às bases de dados Portal de Periódicos da CAPES/MEC e na BDTD no período de 2014 a 2019. Esta pesquisa apresenta enfoque qualitativo e em relação aos aspectos metodológicos foram utilizados os seguintes instrumentos para a construção dos dados empíricos: a entrevista e os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos. Participaram da entrevista sete professores dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Flores da Cunha/RS e a gestora municipal de educação. Os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos foram realizados com os professores de uma escola da rede municipal do município de Flores da Cunha/RS.. A pesquisa objetivou também a compreensão e a interpretação de documentos institucionais elencados, como sendo relevantes para o contexto e para o entendimento do objeto de estudo. Assim, a narrativa emergiu da triangulação e do movimento entre: os documentos institucionais, as entrevistas e os Círculos Dialógicos Investigativos-formativos No que diz respeito à análise dos dados construídos na investigação, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Roque e Galiazzi (2016). Por meio da ATD, foi possível a instituição de quatro construtores: Formação do professor: a mobilização inicial e o envolvimento docente; O professor reflexivo: as relações e o diálogo; Formação permanente: a escola como cenário e os professores como protagonistas e O professor e as necessidades na formação permanente. A partir da fala e da escuta que ocorreu entre os pares, durante a realização das entrevistas e dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, foi oportunizado aos professores refletirem sobre a sua prática educativa, indicando a necessidade de se assumirem como protagonistas do processo formativo permanente em busca da auto(trans)formação. A pesquisa indicou a importância da valorização das necessidades, do conhecimento e do fazer dos professores da rede municipal do município de Flores da Cunha/RS e ainda anunciou como fundamental os professores refletirem sobre as práticas docentes, para que, assim, eles possam assumir a responsabilidade sobre a própria formação permanente, percebendo-se como protagonistas do processo. Em destaque também a necessidade da criação de espaços dentro da própria escola para que aconteçam trocas e reflexões que oportunizem a auto(trans)formação do professor e que por consequência desencadeiem reflexões a respeito da docência. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has the purpose of identifying and describing reflections on the challenges of teaching, regarding the Permanent Education practices of teachers at the final years of Elementary School, in the municipal education network of Flores da Cunha / RS, Brazil. The theoretical contribution of this study is based on Freire (1991,1996, 2002, 2009), Gadotti (2003, 2006), Henz and Toniollo (2015), Imbérnon (2004, 2009, 2010), Nóvoa (1992, 1995), who understand Permanent Education as inseparable from Teaching and understood as the responsibility of the teacher. The research is also based on Gatti and Barreto (1997, 2017), who contextualize teaching policies in Brazil. Mizukami (2002) and Tardif (1991, 2002), Schön (2000) and Stecanela (2013), and Josso (2004, 2010) emphasize the importance of education narratives, in conducting the teacher?s self-evaluative path, in reframing the ways of learning and teaching. Also, we studied publications referring to the CAPES / MEC and BDTD Periodical Portal databases in the period from 2014 to 2019. This research presents a qualitative and understanding approach, and, in relation to the methodological aspects, the following instruments were used to construct the empirical data: Interviews and Investigative-educational Dialogic Circles. Seven teachers from the final years of Elementary School in the municipal network of Flores da Cunha / RS and the municipal education manager participated in the interviews. The Investigative-Formative Dialogic Circles were carried out with the teachers of a public school in the city of Flores da Cunha / RS. Thus, the narrative emerged from triangulation and movement between: institucional documents, interviews and formative investigate dialogic circles. The research also aimed at the analysis and interpretation of listed institutional documents, as being relevant to the context and understanding of the object of study. Regarding the analysis of the data constructed in the investigation, the Discursive Textual Analysis (DTA), developed by Roque and Galiazzi (2016), was used. Through DTA, it was possible an institution of four builders : Teacher training: initial mobilization and teacher involvement; The reflective teacher: relationship and dialogue; Permanent education: the school as a setting and the teachers as protagonists; and The teacher and their needs in permanent education. Through the exchanges that took place between the peers, during the interviews and in the Investigative-Formative Dialogic Circles, teachers were given the opportunity to reflect on their educational practice, indicating the need to take control of the permanent training process in search for professional (self) transformation. The research indicated the importance of valuing the needs, knowledge, and actions of teachers in the municipal network of Flores da Cunha / RS, and also announced that it is essential for teachers to reflect on their teaching practices, and through this reflection, they can assume the responsibility for their own ongoing education, perceiving themselves as leaders of their own practice. It is also visible there is the need to create spaces within the school itself for exchanges and reflections to make the teachers self-educate and transform themselves, consequently, triggering reflections about their teaching practice. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Flores da Cunha (RS)pt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectElementary School - Flores da Cunha (Brazil)en
dc.titleFormação permanente de professores: reflexões e desafios da docência nos anos finais do ensino fundamental no município de Flores da Cunha/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3726058281535157pt_BR
mtd2-br.author.lattesEvandra Nissola Giachelinpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-03-29


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