• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Amorosidade e dialogicidade no conviver : o papel da emoção e da afetividade na aprendizagem da criança do ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Karlani Machado.pdf (913.5Kb)
Data
2020-08-18
Autor
Machado, Karlani
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado, Amorosidade e Dialogicidade no Conviver: O Papel da Emoção e da Afetividade na Aprendizagem da Criança do Ensino Fundamental, expresso nesta monografia, teve como objetivo geral a investigação do papel da emoção e da afetividade na aprendizagem de crianças nos anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa que mobilizou à busca de respostas, teve a seguinte formulação: Conviver por meio da afetividade e emoção contribui para a aprendizagem. Os percursos para o desenvolvimento do projeto tiveram sustentação teórica nos estudos de Henri Wallon, Humberto Maturana e Paulo Freire, os quais permitiram compreender os conceitos de emoção e afetividade na aprendizagem da criança. O trabalho de campo contou com a participação de 35 professores colaboradores que atuam ou que já atuaram nos dois segmentos do Ensino Fundamental, por meio de um instrumento on line, com perguntas abertas e fechadas, contendo 17 questões. No diálogo em três dimensões estabelecido entre objetivo e problema de pesquisa, os dados construídos com a participação dos interlocutores empíricos e com a sustentação advinda dos interlocutores teóricos alcançou-se o entendimento de que o amor guia a emoção, o sentimento e a paixão, os quais são ramificações da afetividade, fazendo parte da formação da pessoa completa, ou seja, união do emocional com o racional. Destaca-se a compreensibilidade desses fatores na dialogicidade. De modo geral, os professores participantes da pesquisa demonstram estar atentos ao desenvolvimento da dimensão atitudinal de seu ofício, além da necessidade de compreender a formação da pessoa integral. E isso, requer um equilíbrio entre a cognição e a afetividade, e consequentemente, entre as três dimensões do conteúdo - conceitual, atitudinal e procedimental - assim como entre os quatro pilares da educação: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, muitas vezes, desconsiderado nos programas de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/7362
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV