dc.contributor.advisor | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.author | Machado, Karlani | |
dc.contributor.other | Moraes, Cineri Fachin | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T18:05:14Z | |
dc.date.available | 2021-06-01T18:05:14Z | |
dc.date.issued | 2020-08-18 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/7362 | |
dc.description | O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado, Amorosidade e Dialogicidade no Conviver: O Papel da Emoção e da Afetividade na Aprendizagem da Criança do Ensino Fundamental, expresso nesta monografia, teve como objetivo geral a investigação do papel da emoção e da afetividade na aprendizagem de crianças nos anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa que mobilizou à busca de respostas, teve a seguinte formulação: Conviver por meio da afetividade e emoção contribui para a aprendizagem. Os percursos para o desenvolvimento do projeto tiveram sustentação teórica nos estudos de Henri Wallon, Humberto Maturana e Paulo Freire, os quais permitiram compreender os conceitos de emoção e afetividade na aprendizagem da criança. O trabalho de campo contou com a participação de 35 professores colaboradores que atuam ou que já atuaram nos dois segmentos do Ensino Fundamental, por meio de um instrumento on line, com perguntas abertas e fechadas, contendo 17 questões. No diálogo em três dimensões estabelecido entre objetivo e problema de pesquisa, os dados construídos com a participação dos interlocutores empíricos e com a sustentação advinda dos interlocutores teóricos alcançou-se o entendimento de que o amor guia a emoção, o sentimento e a paixão, os quais são ramificações da afetividade, fazendo parte da formação da pessoa completa, ou seja, união do emocional com o racional. Destaca-se a compreensibilidade desses fatores na dialogicidade. De modo geral, os professores participantes da pesquisa demonstram estar atentos ao desenvolvimento da dimensão atitudinal de seu ofício, além da necessidade de compreender a formação da pessoa integral. E isso, requer um equilíbrio entre a cognição e a afetividade, e consequentemente, entre as três dimensões do conteúdo - conceitual, atitudinal e procedimental - assim como entre os quatro pilares da educação: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, muitas vezes, desconsiderado nos programas de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The final work called “Loveliness and Dialogicity in Living Together: The Role of Emotion and Affection in the Learning of Elementary School Children”, showed in this monography, had as main goal examined close the role of emotion and affection in the learning of elementary school children. The problem that guided the research of answers, had the following formulation: “Is living between loveliness and affection help in learning?”. The paths to the development of the project had theoretical support in the studies of Henri Wallon, Humberto Maturana e Paulo Freire who allowed understanding the concept of emotion and affection in the child’s learning. The fieldwork had the participation of 35 collaborating teachers who work or who have worked in the two segments of Elementary Education, through an online tool, with open and closed questions, containing 17 questions. In the three-dimensional dialogue established between objective and research problem, the data constructed with the participation of empirical interlocutors and with the support coming from theoretical interlocutors has reached the understanding that love guides emotion, feeling and passion, which are ramifications of affectivity, making part of the formation of the complete person, that is, union of the emotional with the rational. The comprehensibility of these factors in the dialogicity stands out. In general, the teachers participating in the research showed that they are watchful to the development of the attitudinal dimension of their profession, in addition to the need to understand the formation of the person. And this requires a balance between cognition and affectivity, and so, between the three dimensions of content — conceptual, attitudinal and procedural — as well as between the four pillars of education: learning to know, learning to do, learning to live and learn to be, often, disregarded in the initial and continuing education programs of basic education teachers. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Amorosidade e dialogicidade no conviver : o papel da emoção e da afetividade na aprendizagem da criança do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-08-18 00:00:00 | |