Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoraes, Cineri Fachin
dc.contributor.authorBenatto, Daniele
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.date.accessioned2021-06-21T12:35:40Z
dc.date.available2021-06-21T12:35:40Z
dc.date.issued2020-07-24
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8356
dc.descriptionEsta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Currículospt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectUniversidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - Históriapt_BR
dc.titleCurso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de históriapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-24 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples