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dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorGil, Lucas Pires
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.date.accessioned2021-08-21T01:43:11Z
dc.date.available2021-08-21T01:43:11Z
dc.date.issued2020-12-10
dc.date.submitted2020-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8648
dc.descriptionO celular evoluiu de um dispositivo de comunicação interpessoal para uma máquina multimídia. As companhias desenvolvedoras de smartphones inovam rapidamente e produzem gerações sucessivas de aparelhos móveis. O rico número de usuários e a característica de rápida evolução tecnológica dos smartphones atraem a atenção das marcas por busca da fidelização e retenção de clientes. Dessa forma, as empresas procuram as melhores estratégias de marketing para atrair consumidores, dado que a intenção de upgrade de smartphones depende do valor comunicado ao consumidor. Essas estratégias, por sua vez, buscam influenciar o comportamento dos consumidores de smartphones, afetando sua satisfação com os seus aparelhos atuais. O fenômeno ocorre por intermédio de estímulos de comprometimento psicológico do usuário com o aparelho. Contudo, em decorrência da prática, manifesta-se transformações de atitude preocupantes nos estimulados. Dado esse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos do marketing de smartphones no comportamento e atitude dos consumidores, especialmente no que se refere a sua satisfação com o seu aparelho atual. Para tanto, foi utilizado o método quantitativo descritivo, operacionalizado mediante a aplicação de questionários a uma amostra de estudantes do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias do Sul. Os resultados indicaram que as estratégias de marketing afetam positivamente a satisfação do usuário com seu dispositivo atual, principalmente através do incentivo da identificação, confiança e lealdade à marca, garantindo a retenção dos consumidores e a recompra de aparelhos celulares. Apesar das consequências positivas para a marca, apresenta-se em decorrência, comportamento de comprometimento psicológico preocupante nos usuários. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe cell phone has evolved from an interpersonal communication device to a multimedia machine. Smartphone development companies innovate rapidly producing successive generations of mobile devices. The rich number of users in addition to the fast-technological evolution of smartphones attract the attention of brands in search of customer loyalty and retention. In this manner, companies seek the best marketing strategies to attract consumers, given that the intention to update smartphones depends on the value communicated to the consumer. These strategies, in turn, pursue to influence the habits of smartphone consumers, affecting their satisfaction with their current devices. The phenomenon occurs through stimuli of the user's psychological commitment to the device. However, resulting from the practice, transformations of concern are manifested regarding the attitudes of those stimulated. Given this context, this research aimed to analyze the effects of smartphone marketing on consumers' behavior and attitude, especially with respect to their satisfaction with their current device. For that, the quantitative descriptive method was used, operationalized by applying questionnaires to a sample of students from the International Business course at the University of Caxias do Sul. The results indicated that the marketing strategies positively affect the user's satisfaction in relation to their current device, mainly by encouraging identification, trust, and brand loyalty, ensuring consumer retention and the purchase of cell phones. Despite the positive consequences for the brand, as a result, worrying user psychological commitment behavior is manifested. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleSmartphones: identificando os efeitos do marketing na percepção de satisfação do consumidor com seu dispositivo atualpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-09


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