Plano de negócio para a implantação de uma empresa internacional de e-commerce voltada à moda feminina
View/ Open
Date
2020-12-17Author
Mazetto, Rozana
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo objetivou elaborar um plano de negócio para a implantação de uma empresa internacional de e-commerce voltada à moda feminina na Inglaterra. Para tanto, foram estabelecidos objetivos específicos. O método utilizado envolveu pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados mediante pesquisa bibliográfica e documental, e aplicação de questionário para três especialistas em e-commerce do ramo da moda, buscando entender como acontecem os processos de compra e venda de produtos por meio de importação, além de buscar informações de custos, meios, valores, parceiros e como é este relacionamento no mercado internacional, especialmente na Inglaterra. A análise de dados foi realizada por meio da aplicação construção do Modelo Canvas para o caso em análise. Os resultados demonstraram que o empreendimento é viável, mas aponta-se que a compra de mercadorias para estoque é um processo demorado que pode levar meses entre realizar o pedido e receber as mercadorias, diante deste fato, é preciso que o empreendedor tenha boa capacidade para organizar o fluxo de compras/estoque. Ao mesmo tempo, a proposta do e-commerce busca atingir um público bem específico e saindo do tradicional, aponta-se o sucesso da concorrente ?CyberDog? (loja de roupas de festa com cores neon e bem chamativas) como uma tendência que foi abraçada pelos ingleses. Ao mesmo tempo, todo o processo de criação e desenvolvimento do Canvas considerou-se uma expectativa realista e uma aposta partindo-se de valores mínimos, no que diz respeito aos custos, pedidos, expectativa de receita e outros. Deste modo, pode-se esperar que o e-commerce poderá despontar como uma nova forma de comprar pelas mulheres inglesas, superando as expectativas realistas aqui propostas. [resumo fornecido pelo autor]