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dc.contributor.advisorGastal, Susana de Araújo
dc.contributor.authorMachiavelli, Mariana Schwaab
dc.contributor.otherSantos, Marcia Maria Cappellano dos
dc.contributor.otherSantos, Rafael José dos
dc.contributor.otherSiqueira, Euler David de
dc.date.accessioned2015-02-11T11:42:26Z
dc.date.available2015-02-11T11:42:26Z
dc.date.issued2015-02-11
dc.date.submitted2012-07-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/871
dc.descriptionA presente dissertação organiza-se de forma a apresentar a Festa Nacional do Champanha – FENACHAMP, realizada em Garibaldi/RS, desde 1981, para celebrar o pioneirismo do município na produção de espumante, no Brasil. A investigação em torno da festa teve como questão de pesquisa: a partir do estudo da Teoria das Representações Sociais, tendo como objeto a FENACHAMP de Garibaldi/RS, e da proposta de aplicação da expressão festa temática, é possível considerar: Como se apresenta a festa em questão, em suas diferentes edições? Como ela é representada nos discursos midiáticos e simbólicos ao longo dos anos, em suas diferentes edições? Há discursos comuns à festa, independente de edição? Esse discurso corrobora a construção do conceito festa temática?; e como objetivos, levantar e analisar o conhecimento existente no que tange à temática de festas e eventos; contextualizar a festa no Turismo, através da construção do conceito de festa temática; e identificar as representações sociais emergentes do objeto estudado, partindo da premissa de que ele representa uma festa dentro do proposto pelo conceito, ou seja, assume as características do que se propõe como festa temática. A metodologia organiza-se considerando as técnicas da história oral, em especial a entrevista e a pesquisa documental; e a teoria das representações sociais, para organização e análise dos resultados. A partir do estudo, propõe-se a aplicação da expressão festa temática para designar as festas que se associam ao entretenimento e se colocam como um acontecimento para a comunidade, tendo o seu imaginário organizado a partir de produto de produção local ou de expressão cultural tradicional do local que as realiza. Observam-se na FENACHAMP quatro representações, quais sejam: Festa, Turismo, Tematização e Rainha. A representação festa tem como construção simbólica os itens excesso, resultado e problemas. A representação Turismo constrói-se a partir dos itens projeção, comunidade e italianidade. A tematização tem a marcá-la o champanha e a italianidade. Por último, a representação Rainha é construída simbolicamente a partir dos itens imagem, representação, sonho e experiência. Nestes termos, a FENACHAMP contribui e corrobora a aplicação da expressão festa temática.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is organized to show the Festa Nacional da Champanha (National Feast of Champagne) - FENACHAMP held in Garibaldi/RS, since 1981, to celebrate the pioneering spirit of the municipality in the production of sparkling wine in Brazil. The investigation through the party had as (its) research question: from the study of the Social Representations Theory, having as its object the FENACHAMP of Garibaldi/RS, and the proposed application of the term thematical feast, it is possible to consider: How the feast in question presents itself, in its different editions? How it is represented in the media and symbolic discourse over the years, in its different editions? Are there common speeches about the feast, regardless its edition? This discourse supports the construction of the concept thematical feast?; and as its purposes: research and analyze the existing knowledge regarding the theme of festivals and events; contextualize the feast in tourism through the construction of the concept of thematical feast; and identify the social representations emerging from the object studied, assuming that it represents a feast within the proposed concept, that is, it takes on the characteristics of what is proposed as a thematical feast. The methodology is organized considering the techniques of oral history, especially the interviews and documentary research, and the theory of social representations, to organize and analyze the results. From this study, it is proposed to apply the term thematical feast to designate the feasts that seek entertainment and stand as an event for the community, having its imagery organized from the product or the traditional culture expressions of the site where it happens. It was observed in FENACHAMP four representations, which are: Feast, Tourism, Thematization and Queen. The representation feast has the symbolic construction of the excess, the results and problems. Tourism representation is constructed from the projection, the community and the Italian identity. The Thematization is marked by the champagne and Italian identity. Finally, the representation of the Queen is symbolically constructed from the image, the representation, the dream and the experience. Accordingly, the FENACHAMP contributes and supports the application of the term thematical feast.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFENACHAMPpt_BR
dc.subjectTurismo - Garibaldi (RS)pt_BR
dc.subjectTourist trade - Garibaldi (RS)en
dc.titleImagens e representações sociais da Festa Nacional do Champanha/Garibaldi-RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3978988654966305pt_BR
mtd2-br.author.lattesMACHIAVELLI, Mariana S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismopt_BR


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