Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuzzo, Guilherme Brambatti
dc.contributor.authorEitelven, Tatiane
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherPretto, Valdir
dc.date.accessioned2021-09-23T19:37:17Z
dc.date.available2021-09-23T19:37:17Z
dc.date.issued2021-09-22
dc.date.submitted2021-08-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8774
dc.descriptionA Botânica em inúmeras situações de ensino e aprendizagem é abordada de forma superficial por ser considerada difícil e desinteressante. Grande parte dessa situação pode estar relacionada a carência de atividades práticas no ensino de Ciências, já que essas se constituem inerentes a essa área bem como as metodologias de ensino ainda baseadas na transmissão e memorização de informações. Desse modo, o presente trabalho desenvolveu-se em torno do seguinte problema de pesquisa: A utilização de atividades práticas dialógicas no ensino de Botânica pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem e mobilizar a participação e o interesse dos estudantes nas aulas de Ciências? Para isso, o objetivo geral desta pesquisa é investigar se a utilização de atividades práticas dialógicas no estudo de Botânica pode ser uma ferramenta facilitadora para o ensino e principalmente para a aprendizagem em Ciências. Em busca da resposta do problema proposto, a pesquisa e a coleta de dados foram executadas em aulas de Ciências com 24 alunos do sétimo ano do ensino fundamental final de uma escola estadual no município de São Valentim do Sul, Rio Grande do Sul. A pesquisa ocorreu com o objeto de estudo de Botânica através do desenvolvimento de atividades práticas dialógicas e investigativas conectadas a um conjunto de estratégias de aprendizagem ativa com o intuito de fomentar o protagonismo do estudante e a construção de saberes concretos. Os dados coletados foram categorizados para sua interpretação conforme técnica de análise de conteúdo e examinados a luz dos teóricos que sustentam esta pesquisa, o ensino dialógico de Freire, o Construtivismo de Piaget e ainda autores que abordam o ensino de Ciências. Com o desenvolvimento das atividades práticas dialógicas foi possível envolver os estudantes para a realização das tarefas propostas de modo ativo, já que as trocas de saberes entre os pares se faziam constante através de contribuições pertinentes e ao encontro do conhecimento a ser construído. Portanto pode-se constar a partir dos instrumentos de coletas de dados que as atividades práticas desempenham um papel elementar para favorecer os processos de ensino e aprendizagem quando trabalhadas de forma a envolver os estudantes de modo ativo e participativo pelo diálogo e pela ação prática e cognitiva. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractBotany in numerous teaching and learning situations is approached superficially because it is considered difficult and uninteresting. A large part of this situation may be related to the lack of practical activities in the teaching of Science, as these are inherent to this area, as well as the teaching methodologies still based on the transmission and memorization of information. Thus, the present work was developed around the following research problem: Can the use of practical dialogical activities in the teaching of Botany favor the teaching and learning processes and mobilize the participation and interest of students in Science classes? Therefore, the general objective of this research is to investigate whether the use of practical dialogical activities in the study of Botany can be a facilitating tool for teaching and especially for learning in Science. In search of an answer to the proposed problem, the research and data collection were carried out in Science classes with 24 students from the seventh year of the final elementary school of a state school in the city of São Valentim do Sul, Rio Grande do Sul. occurred with the object of study of Botany through the development of dialogical and investigative practical activities connected to a set of active learning strategies in order to foster the student's protagonism and the construction of concrete knowledge. The collected data were categorized for interpretation according to the content analysis technique and examined in the light of the theorists who support this research, Freire's dialogic teaching, Piaget's Constructivism and even authors who approach the teaching of Science. With the development of practical dialogic activities, it was possible to involve students in performing the proposed tasks in an active way, since the exchange of knowledge between peers was constant through relevant contributions and to meet the knowledge to be built. Therefore, it can be seen from the data collection instruments that practical activities play an elementary role in favoring the teaching and learning processes when worked in order to involve students in an active and participatory way through dialogue and practical and cognitive action. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectBotânica - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBotany - Teaching methodsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTeachingen
dc.titleO ensino e aprendizagem em botânica por meio de aulas práticas dialógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2731610525470294pt_BR
mtd2-br.author.lattesEITELVEN, T.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-09-21


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples