• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Camila Tamires Mikoaski.pdf (597.8Kb)
Data
2021-07-21
Autor
Mikoaski, Camila Tamires
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8904
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV