Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorMikoaski, Camila Tamires
dc.contributor.otherFarina, Silvia Hauser
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.date.accessioned2021-10-15T11:54:45Z
dc.date.available2021-10-15T11:54:45Z
dc.date.issued2021-07-21
dc.date.submitted2020-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8904
dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleContribuições do brincar heurístico para a educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2021-07-21


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples