Fake news como ferramenta persuasiva de desinformação na era da pós-verdade
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Data
2020-12-17Autor
Schumacher, Matheus Vinícius
Orientador
Cardoso, Eduardo Luiz
Metadata
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Este trabalho estuda as fake news pelo viés comunicativo e persuasivo, tal como sua inserção no contexto de pós-verdade. Objetiva identificar como as fake news persuadem com informações falsas na era da pós-verdade. Para isso, foram trabalhadas a teoria hipodérmica, abordagem empírico-experimental ou teoria da persuasão, os tipos de fake news e os conceitos de propaganda, considerando autores como Mauro Wolf (1987), Tandoc, Lim e Ling (2017) e Neusa Demartini Gomes (2001). Através do estudo descritivo, este trabalho terá como abordagem a pesquisa qualitativa no estudo de caso por meio da fonte de evidência da documentação em três publicações encontradas nas redes sociais Facebook de Fernanda Barth, Twitter da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República e uma publicação anônima de WhatsApp. Concluiu-se que as fake news persuadem quando apresentam a informações falsas que satisfazem as necessidades dos valores ideológicos do público atingido pela mensagem. [resumo fornecido pelo autor]