Elaboração do planejamento estratégico para uma empresa de comércio de alimentos na cidade de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-06Autor
Pieri, Lutiesco Zanella
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho apresenta o diagnóstico que foi realizado em uma empresa de comércio varejista, que iniciou suas atividades há 25 anos, porém nos últimos 6 anos passou a ser administrada por novos gestores em um novo e mais amplo espaço físico. Esse diagnóstico se manteve a partir da nova gestão do estabelecimento. Os dados para a realização deste estudo foram obtidos através de entrevistas informais com o gerente administrativo e com os sócios proprietários, as quais foram facilitadas pelo relacionamento familiar entre os envolvidos. Por mediação da elaboração da proposta deste trabalho, pretende-se aprimorar, consideravelmente o desempenho do estabelecimento, fazendo com que o mesmo prospere nos próximos anos. O estudo foi realizado em todas as áreas da organização, onde se pode identificar os pontos fortes e os fracos do ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Através da ferramenta, matriz SWOT, foi possível especificar alguns pontos críticos que interferem nas atividades do estabelecimento e para os quais, foram desenvolvidos propostas de melhoria. Essa proposta, tem como objetivo a estruturação de um planejamento estratégico para a empresa, para que e através deste, possa guiá-la para futuros investimentos, e aproveitar a sua capacidade máxima, para que então os recursos e métodos adotados estejam devidamente alinhados com a visão e com os objetivos da empresa. [resumo fornecido pelo autor]