Privacidade de dados no marketing: estudo de caso da Cambridge Analytica na eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016
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Data
2021-01-05Autor
Aguiar, Daniel Stochero de
Orientador
Arnt, Carlos Antonio de Andrade
Metadata
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O presente trabalho apresenta o estudo de caso da Cambridge Analytica, empresa que atuava como parceiro em campanhas políticas, utilizando mineração e análise de dados. O estudo analisa o impacto das ações que foram realizadas na eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016, das quais a empresa possuía 5 milhões de pontos de dados sobre todos os eleitores americanos e que foram coletados em grande massa através da plataforma do Facebook, para serem usados em ações de comunicação estratégica para a campanha de Donald Trump. Como metodologia foi usado: pesquisa qualitativa e exploratória, estudo de caso, análise de conteúdo e entrevista. Ao final observa-se que os dados obtidos trouxeram insights e um diferencial competitivo alcançados após as análises dos dados. Por conta disto, a tomada de decisão no marketing se tornou mais assertiva, que possibilitou a realização de campanhas eficazes, assertivas e com alta probabilidade de sucesso para a campanha de Donald Trump [resumo fornecido pelo autor].