Estudo da percepção dos consumidores de Caxias do Sul sobre as estratégias de comunicação de marketing utilizadas pelas empresas do ramo alimentício
Date
2021-07-02Author
Lunelli, Arthur Rossatto
Orientador
Luchesi, Juliana Raquel de Souza
Metadata
Show full item recordAbstract
A cidade de Caxias do Sul tem a fama da boa e farta alimentação e, sendo assim, possui muitas indústrias de alimentos instaladas em seu território. Essas mesmas indústrias, devido à forte concorrência com empresas locais e outras do país, vendem seus produtos e têm o constante trabalho de chamar a atenção dos consumidores. Sendo assim cabe ao setor de marketing a elaboração de um plano correto para atrair a atenção do consumidor e torna-lo fiel a sua empresa. O objetivo desta pesquisa é investigar quais são as percepções que os consumidores têm diante os diferentes modelos de comunicação de marketing no cenário alimentício e analisar quais as preferências do consumidor de Caxias. Como resultados, 89,1% daqueles que participaram da pesquisa acreditam que o marketing de produtos alimentícios impacta nos seus hábitos de consumo. O crescimento tecnológico vem crescendo de forma substancial em todos os setores da economia, a pesquisa realizada neste trabalho mostra em evidência essa afirmação, onde quando comparado a importância e usabilidade de diferentes modelos de comunicação de marketing, os que ficaram em mais evidência foram as redes sociais, seguidas pela televisão. Frente aos resultados obtidos, a grande maioria dos consumidores é influenciada pelo marketing de produtos alimentícios direcionada nos meios digitais e criam uma relação com a empresa que está divulgada o produto alimentício. [resumo fornecido pelo autor]