O papel dos atores sociais sobre o processo de inovação social à luz da teoria do trabalho institucional
Zusammenfassung
Esta tese investigou como o papel dos atores sociais à luz da Teoria do Trabalho Institucional interfere no desenvolvimento do processo da inovação social. Para a investigação, foram utilizados cinco casos que envolviam inovação social. A abordagem teórica foi embasada na denominação dos estágios do processo de inovação social (IS) pela ótica da Teoria do Trabalho Institucional (TTI). A tese, em sua ontologia, é centrada na interação sujeito-objeto, epistemologicamente construtivista, e como paradigma foi escolhido o fenomenológico, com abordagem qualitativa, por meio do método de estudo de casos múltiplos. Para a coleta dos dados, foram utilizadas sete ferramentas: coleta de documentações, os registros quantitativos, entrevistas em profundidade, entrevistas em grupo, observação direta, artefatos físicos e observação participante, essa última apenas em um estudo de caso para calibrar as demais ferramentas de coleta de dados. Foram entrevistadas 40 pessoas que trabalham nos 5 estudos de caso envolvidos. Foi utilizada a análise de conteúdo e o tratamento dos dados ocorreu através do software MAXQDA Analytics Pro 2020®. Os principais resultados demonstraram que os papéis desempenhados pelos atores sociais promovem o desenvolvimento dos estágios da inovação social e favorecem surgimento de novos atores sociais. O ator social idealizador é precursor da IS, bem como da abordagem de criação da TTI. Os dois primeiros estágios da IS acontecem na abordagem de criação da TTI, e os demais estágios na abordagem de manutenção. A formalização das regras, normas e objetivos por escrito, por meio de um plano de negócios, um regulamento interno ou estatuto, impulsiona o desenvolvimento dos estágios de inovação social, em especial o estágio de sustentabilidade. E o estágio de transformação da IS acontece no nível individual desde o estágio de prototipagem da IS e da abordagem de manutenção da TTI. .[resumo fornecido pelo autor]