Mostra i principali dati dell'item
Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais
dc.contributor.advisor | Schneider, Vania Elisabete | |
dc.contributor.author | Bacarim, Gisele | |
dc.contributor.other | Mendes, Ludmilson Abritta | |
dc.contributor.other | Silva, Eduardo de Oliveira da Silva | |
dc.contributor.other | Cunha, Gladis Franck da | |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T18:43:36Z | |
dc.date.available | 2015-06-11T18:43:36Z | |
dc.date.issued | 2015-06-11 | |
dc.date.submitted | 2014-12-12 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/950 | |
dc.description | A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem perdendo a sua função há algum tempo, e no seu lugar surgem novas metodologias de ensino, voltadas a Aprendizagem Ativa e Significativa, aliadas a tecnologia dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ainda assim, os níveis de reprovação e evasão escolar são elevados. Percebe-se que os professores não estão preparados para praticar a aprendizagem ativa e significativa. Faltam capacitações e as que existem ainda seguem os modelos tradicionais. Considerando os problemas apresentados, a degradação ambiental e a falta de capacitação e recursos materiais nas escolas, apresenta-se esta proposta, que objetiva capacitar professores e técnicos de meio ambiente em recursos hídricos por meio de oficinas temáticas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, constituindo-se num curso de extensão semipresencial com atividades práticas, de laboratório e campo. Definidos o público alvo, as escolas participantes e os parâmetros a serem analisados, foram elaboradas quatro oficinas temáticas presenciais e o Ambiente Virtual de Aprendizagem. A avaliação da proposta foi realizada por meio de questionários prévios e finais. Entende-se que os procedimentos metodológicos aplicados podem ser utilizados para capacitar professores e multiplicar informações referentes aos recursos hídricos, desde que sejam realizadas adequações, principalmente no que diz respeito ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, bastante rígido para que atividades inovadoras e que contemplem a Aprendizagem Ativa e Significativa sejam aplicadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Searching for comfort and practicality brought to society many consequences, among which stands out the environmental degradation and the need for a change in the teaching and learning process. Traditional teaching has been losing its function for quite some time, and in its place, it is emerging new teaching methodologies, focused on Active and Meaningful Learning, associated to the technology of Virtual Learning Environments. Nevertheless, the repetition and dropout rates are still high. It is noticed that teachers are not prepared to practice active and meaningful learning. There is an insufficiency of training, and those available follow the traditional models. Considering the presented problems, the environmental degradation and the lack of training and materiais resources at schools, it is presented this propose. It aims to training teachers and environmental professionals in the water resources theme, through thematic workshops and virtual learning environment. The proposal constitutes in an extension distance course, with practicallaboratory and field activities. Defined the target-public, the schools that would participate and the parameters that would be analysed, it was prepared four classroom thematic workshops and the virtual learning environment. The proposal evaluation was realized through previous and finais questionnaires. It is understood that the applied methodological proceeds may be used for training teachers and to multiply information related to water resources, but some adjustments are need. It was identified that the virtual learning environment was too inflexible for applying innovative activities and activities that contemplate the active and meaningfullearning. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Computer-assisted instruction | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.subject | Educational innovations | en |
dc.title | Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2421140563425711 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BACARIM, G. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Sauer, Laurete Zanol |