Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
Zusammenfassung
O presente estudo investigou a história do Curso Comercial da Escola Técnica do Comércio do Colégio São Carlos, em Caxias do Sul/RS, a partir das memórias de egressas do período compreendido entre 1940 e 1969. O Colégio São Carlos iniciou suas atividades em 1936 com o curso primário e dedicou seus esforços à educação feminina. Devido ao crescimento econômico da cidade no período estudado, a escola buscou adaptar-se aos novos tempos e, em 1940, passou a oferecer o Curso Técnico do Comércio, anexo ao Colégio do Carmo, formando peritas-contadoras. Mediante a contextualização brasileira e regional, objetivou-se analisar histórias e memórias do processo de constituição do Curso Comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS, entre 1940 e 1969, evidenciando o modo como se entremearam às trajetórias formativas de egressas. Também, analisou-se como a experiência formativa contribuiu para a constituição de identidades das egressas associadas à prática profissional do curso técnico. Os estudos sobre o tema foram desenvolvidos por meio da História Oral e da análise de documentos disponíveis junto à escola, ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e aos recortes de jornais da época. Além disso, os pressupostos teóricos desenvolvidos referem-se à História Cultural, História da Educação, cultura escolar, identidade profissional, dentre outros. O Curso Comercial, iniciado em 1940, trouxe ao contingente feminino outra possibilidade de formação, além das disponíveis à época, como no caso do magistério. Em relação às entrevistas realizadas e ao entrelaçamento entre o curso e a prática contábil, nota-se que o estudo da teoria contábil não foi suficiente para a execução da profissão propriamente dita, mas o acesso ao trabalho, paralelo aos estudos no colégio, contribuiu significativamente para a manutenção da identidade profissional. Sendo assim, esta pesquisa conta a história do Curso Comercial, especificamente do Colégio São Carlos, constituindo-se de uma produção histórica, mas também oportunizando contribuir com outras pesquisas relativas à formação contábil, especialmente à participação feminina nos processos de otimização da área contábil. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
Verwandte Dokumente
Anzeige der Dokumente mit ähnlichem Titel, Autor, Urheber und Thema.
-
Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961)
Bergozza, Roseli Maria (2014-06-03)O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola ... -
Análise financeira, operacional e social do projeto "Sim Caxias" no município de Caxias do Sul
Fortuna, Israel da Silva (2019-12-03)Devido ao crescimento acentuado dos centros urbanos, surgem inúmeras dificuldades para as cidades em diversas áreas como o transporte, trânsito, meio ambiente e principalmente na qualidade de vida das pessoas. O transporte ... -
Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene
Tonietto, Roberta Angela (2020-11-03)Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ...