• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Viabilidade de implantação de uma empresa de produção de cogumelos

Mostra/Apri
TCC Gustavo Vagner da Silva.pdf (3.154Mb)
Data
2021-12-22
Autore
Silva, Gustavo Vagner da
Orientador
Tumelero, Nívia
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Este trabalho tem como objetivo elaborar e construir um plano de negócio para a criação de uma empresa de produção e comercialização de cogumelos comestíveis em Bento Gonçalves - RS, atendendo a demanda das demais cidades da região. A empresa tem como objetivo aumentar a oferta de cogumelos, tendo como seu diferencial o atendimento, variedade e qualidade. Metodologicamente, foram utilizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema proposto e, com as informações colhidas, efetivou-se um esboço do Canvas empresarial. Posteriormente, realizaram-se duas pesquisas de marketing, uma composta por um questionário de teor qualitativo, o qual foi destinado aos empreendedores concorrentes, e um quantitativo, aplicado com o público-alvo para conhecer o perfil dos possíveis consumidores. Com os apontamentos colhidos nas pesquisas deu-se, assim, sequência no projeto com levantamentos sobre as definições do negócio, além de análises do mercado de inserção da empresa, como micro e macro ambientes, oportunidades e ameaças na contextualização do novo negócio. No planejamento de marketing está a forma como a empresa irá se posicionar no mercado, suas ações para promover a empresa, serviço, preço e localização, além do dimensionamento de mercado. Já no plano operacional é descrito qual será a previsão de vendas do serviço da empresa e o que é necessário para que ela possa entrar em funcionamento. É apresentado também o planejamento de recursos humanos da empresa, seu quadro de funcionários, organograma, remuneração, processo de seleção, treinamentos e avaliação de desempenho. No decorrer deste projeto buscou-se identificar a viabilidade financeira de implantação do negócio. Para isso, foram elaboradas planilhas com projeções financeiras realistas para os próximos cinco anos de atuação da empresa no mercado. Com base nas projeções, foram elaborados demonstrativos financeiros para os cenários orçamentários realista, otimista e pessimista. Os demonstrativos apresentaram índices positivos para os cenários realista e otimista, demonstrando a viabilidade financeira do negócio nesses dois cenários. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9661
Collections
  • Administração - Bacharelado [806]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV