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dc.contributor.advisorMatos, Sônia Regina da Luz
dc.contributor.authorBusato, Fernanda Reginato
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherCarbonara, Vanderlei
dc.contributor.otherRatto, Cleber Gibbon
dc.date.accessioned2022-03-18T12:40:04Z
dc.date.available2022-03-18T12:40:04Z
dc.date.issued2022-03-14
dc.date.submitted2021-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9688
dc.descriptionO tema alfabetização ensaia junto à filosofia da educação da diferença por meio de uma tentativa de aproximar o aprendizado como potência de agir à alfabetização. A partir da problematização, o objetivo ensaia a tentativa por meio de três capítulos, nos quais a primeira parte traz as memórias de infância que conduziram à problematização da posição de não-aprendizagem a partir do tema aprendizado e a potência de agir; a seguinte mostra a aprendizagem e sua ligação com as pedagogias de alfabetização e a representação; e a terceira e última parte é a tentativa, por meio da qual o estudo da potência de agir dos corpos de Spinoza, por Deleuze (2002; 2019), e sua capacidade de afecção em encontros uniu-se à educação, e ensaiou-se uma abertura, traçando assim, possibilidades na alfabetização. A tentativa afirma o aprendizado como potência de agir, ou seja, o aprendizado que entra no jogo das afecções (DELEUZE, 2002; 2019) e a ideia-afecção (o corpo é mais afectado do que afecta outro corpo) permite abrir a defesa de na área da alfabetização investindo na perspectiva da ética. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe literacy theme rehearses with the philosophy of education of difference through an attempt to bring apprenticeship as a power to act to literacy with the research problem that asks: can we approach apprenticeship as a power to act in literacy? Starting from the problematization, the objective is to rehearse the attempt to approach apprenticeship as a power to act in literacy. The research method expresses a conceptual essay composed of three chapters, the first part brings the childhood memories that led to the problematization of the non-learning position from the theme apprenticeship and the power to act; The next one shows learning and its link to literacy pedagogies and representation; the third one is the attempt, through which the study of the power to act of Spinoza's bodies, by Deleuze (2002, 2019), and its capacity to affect in encounters joined the education, and an opening was rehearsed through the approximation of learning as the power to act, thus tracing possibilities in literacy. The attempt affirms apprenticeship as a power to act, that is, apprenticeship that enters the game of affections (DELEUZE, 2002, 2019) and the idea-affection (the body is more affected than it affects another body) allows opening the defense of in the area of literacy investing in the perspective of ethics. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEducationen
dc.titleAprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9173087572795174pt_BR
mtd2-br.author.lattesBUSATO, Fernanda Reginatopt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Nova Pratapt_BR
local.data.embargo2022-03-14


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