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dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorSilva, Maria Eduarda Ribeiro da
dc.contributor.otherSouza, José Edimar de
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherKaercher, Gladis Elise Pereira da Silva
dc.date.accessioned2022-03-21T14:38:17Z
dc.date.available2022-03-21T14:38:17Z
dc.date.issued2022-03-16
dc.date.submitted2021-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9699
dc.descriptionA presente dissertação, de cunho autobiográfico e de natureza qualitativa, teve por objetivo responder às inquietudes dos meus percursos de vida, relacionando-os com saberes científicos a partir de minha empiria. Nesse contexto, parti de uma pedagogia social e crítica à desigualdade social. De modo a evocar minhas memórias no que tange à minha infância, formação e assunção social como professora/educadora e mulher negra, dialogo com os estudos de gênero, classe social e relações étnico-raciais pelos olhos de minhas vivências em consonância com documentos de cunho normativos que regem o saber, a exemplo: A Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução do Conselho Municipal da Educação de Caxias do Sul, que estabelece os princípios orientadores no ensino acerca da contribuições de povos afrobrasileiros e indígenas. Assim relaciono a educação e os direitos sociais, de forma a interligá-los com os conceitos de etnia e desigualdade. A partir desse sobrevoo, me coloco na escrita com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para a formação de minha identidade enquanto pertencente à minha classe social, etnia e gênero. E nesse desmembrar dos conceitos sociais, viso relacionar tudo isso com a historicidade que me cerca e me compreende, com o propósito de denunciar e desmistificar o ideal histórico imaginário que exclui as populações afro-brasileiras, utilizando-me de Brandalise em "Camisas verdes: o integralismo no Sul do Brasil" para entender o contexto histórico da região que me é ponto de partida. "Escrevivências" em Conceição Evaristo ajuda-me, junto ao exposto, a construir o diálogo entre os conceitos de Escrevivência, Necropolítica e Outro no princípio de alteridade. Como fortalecimento da escrita aqui presente, dialogo com outras mulheres negras, pesquisadoras e professoras, com as quais partilho de vivências étnicas e de gênero como forma de respaldar o estudo aqui presente, destas: Grada Kilomba, Djamila Ribeiro e Neusa Santos Souza e como fechamento, sela-se o com a reflexão acerca das diversidades e as consequências das mesmas em uma sociedade estruturada sob a égide do preconceito e discriminação construídos a partir da história. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work, of autobiographical and qualitative nature, aimed to resolve unrests from the paths of my life, relating them to scientific knowledge through my own empirical means. In this context, I started with a social and critical pedagogy of social inequality. In order to recall memories related to my childhood, formation and social upbringing as a black, female teacher/educator, I converse with gender studies, social class and ethnic and social relations through the eyes of my own experience in line with documents of normative nature that rule the knowledge, such as the Federal Constitution of 1988, the Statute of the Children and the Adolescent, the Law for Guidelines and Bases of the National Education and the Determination of the Municipal Council of Caxias do Sul, which establishes the guiding principles for teaching about the contributions of Afro-Brazilian and indigenous peoples. Thus, I relate education and social rights, in order to interconnect them with concepts of ethnicity and inequality. From this flyover, I put myself into the writing, trying to identify factors that contributed to the formation of my identity as a member of my social class, ethnicity and gender. And, through this dismemberment of social concepts, I aim to relate all of this with the historicity which surrounds me and excludes Afro-Brazilian populations, using the writings of Brandalise in "Camisasverdes: o integralismo no Sul do Brasil" to understand the historic context of the region which is my starting point. "Escrevivências", by Conceição Evaristo, helps me to build the dialog between the concepts of Escrevivência, Necropolitics and the Other in the principle of otherness. As a strengthening of writing, I dialogue with other black women, researchers and teachers, with whom I share ethnic and gender experiences as a way of supporting the study presented here, such as: Grada Kilomba, Djamila Ribeiro and Neusa Santos Souza. As a closing, it is sealed with a reflection on diversities and their consequences in a society structured under the aegis of prejudice and discrimination built throughout the history. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAfrican American women teachersen
dc.subjectWomen, Blacken
dc.subjectWomen in educationen
dc.subjectEducationen
dc.titleNarrativas de uma mulher educadora/professora negra : constituição identitária e a escrita como combate à invisibilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3712457323979589pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, M.E.R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-03-16


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