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Memórias de professores e alunos no contexto escolar de Canela, RS (1930-1960)

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Ver/
Dissertacao Alessandra Venier.pdf (3.091Mb)
Fecha
2015-08-03
Autor
Venier, Alessandra
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadatos
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Resumen
Este estudo teve o propósito de narrar as memórias de professores e alunos no contexto de Canela no período de 1930-1960. Pensando nas culturas escolares da localidade, busca-se construir uma narrativa pautada nos pressupostos da História Cultural, considerando as contribuições de Burke que destaca em suas pesquisas a história de pessoas comuns, ou seja, a “história vista de baixo”. Aplicando a metodologia da História Oral, foram realizadas entrevistas com sujeitos que fizeram parte dos contextos escolares de Canela, no recorte temporal do presente estudo, contemplando os sujeitos agentes da própria narrativa, ouvindo suas práticas e descrevendo os espaços vividos nos estabelecimentos de ensino. O intuito foi ouvir como eles compreenderam e perceberam as práticas escolares através das suas próprias representações ocorridas no interior das escolas. As entrevistas foram realizadas com oito alunos e, desses, seis se tornaram professores em Canela, sendo três pertencentes ao período desta pesquisa e com efetiva atuação no município. A narrativa foi organizada em três capítulos. O contexto histórico, atentando para as dimensões político-econômicas e culturais de Canela são pensados para, em seguida, narrar como se constituíram as primeiras escolas de Canela, seus espaços assim como alguns indícios da história de vida de professores. As memórias e imagens das culturas escolares existentes no contexto escolar em relação aos sujeitos, espaços e saberes, analisadas nas décadas de 1930 a 1960, revelaram que as práticas escolares foram historicamente se constituindo por interesses de professores e diversos leigos. Somente ao longo do tempo passou a ser do interesse dos administradores do município de Canela, o que ensejou um aumento significativo de escolas e, com elas, o aumento também de professores. As vivências narradas nas memórias e registradas nas fotografias permitem compreender um cotidiano repleto de práticas educativas significativas para docentes e discentes. Diante dos resultados encontrados e das narrativas construídas, evidenciou-se a importância dessa pesquisa para a comunidade canelense e também para os estudos na área da História da Educação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/971
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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