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dc.contributor.advisorPaviani, Jayme
dc.contributor.authorViel, Greice de Barba
dc.contributor.otherAlvarenga, Luiz Fernando Calage
dc.contributor.otherPaviani, Neires Maria Soldatelli
dc.date.accessioned2015-09-09T14:09:37Z
dc.date.available2015-09-09T14:09:37Z
dc.date.issued2015-09-09
dc.date.submitted2015-06-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/993
dc.descriptionA presente dissertação tem como objetivo principal apresentar aos professores subsídios para uma prática educacional, enfocando o cuidado com a postura corporal de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada em conhecimentos científicos e fisioterapêuticos, com vistas à prevenção de saúde. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter interdisciplinar, cujas fontes bibliográficas são de autores clássicos com diferentes abordagens, estudos e conceitos acerca de questões como corpo, educação, saúde, linguagem e transposição didática. Como ponto de partida para estudo e com o intuito de diagnosticar como é tratada a educação da postura corporal de crianças na escola, foi elaborado e aplicado um questionário direcionado a professores de primeiros anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Bento Gonçalves. Ter ciência dessa realidade é importante para abordar este problema e, na sequência, elaborar, como sugestão, um guia para auxiliar professores. Nessa perspectiva, o estudo procura, através de evidências bibliográficas, mostrar a importância do cuidado com o corpo desde os primeiros anos de vida de uma criança e, nesse aspecto, como a escola pode educar, uma vez que é nela que a criança permanece grande parte de seu tempo. Sendo assim, o professor e toda a unidade escolar tornam-se fundamentais para que a prevenção e a promoção em saúde realmente ocorram. Neste sentido, quanto mais o docente souber sobre cuidados corporais e posturais, melhor será a sua abordagem educativa em saúde. A investigação teórica permite que se façam algumas considerações sobre a atuação de um decente bem orientado para uma educação postural e consciente das repercussões desse proceder, podendo contribuir para melhorias significativas em seu aprendiz, colocando-se como mediador desse processo que envolve conscientização de saúde na escola. Os resultados deste estudo são indicativos da necessidade de a escola buscar, interdisciplinarmente, apoio e orientação de profissionais de diferentes áreas, para os problemas com vista a uma educação e formação integral do aluno, e, dessa forma, melhorando o sistema de ensino em nosso país, promovendo condições favoráveis para o desenvolvimento de atitudes preventivas e estabelecendo um cuidado recomendável em termos de saúde para esses escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present subsidies teachers for educational practice, Focusing on the care of the body posture of students in the early years of elementary school, based on scientific knowledge and physical therapy, in order to prevent health. This is a theoretical research interdisciplinary, whose bibliographic sources are classical authors with different approaches, studies and concepts about issues with the body, education, health, language and didactic transposition. As a starting point for study and in order to diagnose it is treated in the education of the body posture of children in school, was developed and implemented a questionnaire aimed at teachers of the early years of elementary education in a public school in Bento Gonçalves. Be aware of this reality is important to address this problem and, as a result, develop, as a suggestion, a guide to assist teachers. In this perspective, the study aims, through bibliographic evidence, show the importance of taking care of the body from the first years of a child's life and, in this respect, as the school can educate, since it is there that the child remains much of his time. Thus, the teacher and the whole school unit become essential for the prevention and health promotion in actually occur. In this sense, the more the teacher knows about body and postural care, the better their educational approach to health. The theoretical research allows you to make some considerations about the performance of a decent well-oriented to a postural education and aware of the repercussions of this proceeding, may contribute to significant improvements in his apprentice, standing as mediator of this process involving health awareness in school. The results are indicative of the need for the school to seek, interdisciplinary, support and guidance of professionals from different areas,to the problems with a view to a comprehensive education and training of the student, and thus improving the education system in our country, promoting favorable conditions for the development of preventive measures and establishing a recommended care in terms of health for these children.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPostura humanapt_BR
dc.subjectSomestesiapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPostureen
dc.subjectSomesthesiaen
dc.subjectEducation of childrenen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleSubsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2437566086888993pt_BR
mtd2-br.author.lattesDE BARBA, G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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