Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorFestinalli, Milena
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherFilippon, Maria Cristina
dc.date.accessioned2022-05-05T13:46:43Z
dc.date.available2022-05-05T13:46:43Z
dc.date.issued2022-04-09
dc.date.submitted2021-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9961
dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema a Pedagogia e a Terceira Idade e teve como objetivo geral investigar como o pedagogo pode se inserir nesse novo espaço de atuação para a estimulação de um envelhecer saudável. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa: Quais as contribuições do pedagogo para promover a estimulação de um envelhecer saudável? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso Gil(2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a um grupo de idosos da cidade de Garibaldi - RS. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da análise textual discursiva Moraes (2003) e fundamentados em aportes teóricos dentre os quais destaco Pires e Lima (2007), Goi, Pereira e Veiga (2018), Doll, Ramos e Buaes (2015) entre outros. A imersão e interpretação dos dados coletados possibilitou o surgimento de três blocos de análise a saber ?O idoso e o Acolhimento familiar, O envelhecer saudável e Pedagogia Social: o Pedagogo e os Idosos?. Através dos estudos realizados foi possível aprimorar os conhecimentos sobre a Pedagogia Social e o papel do pedagogo na estimulação do envelhecer saudável, E como resposta ao problema da pesquisa pude concluir como as práticas pedagógicas podem auxiliar os idosos para um envelhecer saudável. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work approaches the theme of Pedagogy and the Third Age and had as general objective to investigate how the pedagogue can be inserted in this new space of action for the stimulation of a healthy aging. Therefore, this investigation sought to answer the research problem: What are the contributions of the pedagogue to promote the stimulation of healthy aging? The described investigation, of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality, was developed through the methodology of Case Study Gil (2008) with application of semi-structured interviews to a group of elderly people in the city. of Garibaldi - RS. The data collected through these interviews were analyzed through textual discursive analysis Moraes (2003) and based on theoretical contributions, among which I highlight Pires and Lima (2007), Goi, Pereira and Veiga (2018), Doll, Ramos and Buaes ( 2015) among others. The immersion and interpretation of the collected data enabled the emergence of three blocks of analysis, namely "The elderly and family care, Healthy aging and Social Pedagogy: the Pedagogue and the Elderly". Through the studies carried out, it was possible to improve the knowledge about Social Pedagogy and the role of the pedagogue in stimulating healthy aging. As an answer to the research problem, I was able to conclude how pedagogical practices can help the elderly towards healthy aging. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titlePedagogia: um olhar para o envelhecer saudávelpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-04-08


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples