Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
View/ Open
Date
2022-04-09Author
Zanella, Taciane
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem na Educação Infantil", tendo como objetivo geral investigar o referido processo junto à faixa etária que compreende os bebês, ou seja, o nível de berçário. Para tanto, a referida pesquisa buscou resposta ao problema "Como avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem de bebês que frequentam escolas infantis na faixa etária dos 4 meses aos 2 anos?". Busquei fundamentação teórica em estudos de vários autores dentre os quais destaco Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) e Vygotsky (2007) entre outros. A investigação descrita, de natureza construtivista, de caráter qualitativo, exploratório quanto aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a professoras de berçário da escola-campo de investigação e foram analisados através da análise textual discursiva que se fundamenta nos princípios de análise de conteúdo (MORAES, 1999). O estudo possibilitou a imersão e o aprofundamento sobre uma temática de grande relevância, principalmente no momento atual, com o enfrentamento do novo Coronavírus, em que as aulas se dão de forma virtual e os professores não acompanham diariamente presencialmente o desenvolvimento das crianças. Os dados coletados analisados detalhadamente permitiram a construção de conhecimentos pertinentes sendo possível afirmar que a avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças que frequentam turmas de berçário promove um novo olhar para o processo educacional como um todo. Ainda, mobiliza os professores à ressignificação de sua prática pedagógica no sentido de buscar formas de estimular o desenvolvimento integral de seus alunos na mais tenra idade e proporciona uma visão diferenciada de avaliação, através da observação de cada aspecto, no sentido de reunir elementos para a composição da documentação pedagógica que possibilita um acompanhamento significativo do processo educacional nesta faixa etária. [resumo fornecido pelo autor]