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dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorZanella, Taciane
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Angela
dc.contributor.otherFarina, Silvia Hauser
dc.date.accessioned2022-05-05T14:10:16Z
dc.date.available2022-05-05T14:10:16Z
dc.date.issued2022-04-09
dc.date.submitted2021-07-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9962
dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem na Educação Infantil", tendo como objetivo geral investigar o referido processo junto à faixa etária que compreende os bebês, ou seja, o nível de berçário. Para tanto, a referida pesquisa buscou resposta ao problema "Como avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem de bebês que frequentam escolas infantis na faixa etária dos 4 meses aos 2 anos?". Busquei fundamentação teórica em estudos de vários autores dentre os quais destaco Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) e Vygotsky (2007) entre outros. A investigação descrita, de natureza construtivista, de caráter qualitativo, exploratório quanto aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a professoras de berçário da escola-campo de investigação e foram analisados através da análise textual discursiva que se fundamenta nos princípios de análise de conteúdo (MORAES, 1999). O estudo possibilitou a imersão e o aprofundamento sobre uma temática de grande relevância, principalmente no momento atual, com o enfrentamento do novo Coronavírus, em que as aulas se dão de forma virtual e os professores não acompanham diariamente presencialmente o desenvolvimento das crianças. Os dados coletados analisados detalhadamente permitiram a construção de conhecimentos pertinentes sendo possível afirmar que a avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças que frequentam turmas de berçário promove um novo olhar para o processo educacional como um todo. Ainda, mobiliza os professores à ressignificação de sua prática pedagógica no sentido de buscar formas de estimular o desenvolvimento integral de seus alunos na mais tenra idade e proporciona uma visão diferenciada de avaliação, através da observação de cada aspecto, no sentido de reunir elementos para a composição da documentação pedagógica que possibilita um acompanhamento significativo do processo educacional nesta faixa etária. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work approaches the theme "The process of evaluation of the development and learning in Early Childhood Education", with the general objective to investigate the referred process with the age group that comprises the babies, that is, the nursery level. Therefore, this research sought to answer the problem "How to assess the development and learning of babies who attend kindergarten schools aged from 4 months to 2 years?". I looked for theoretical foundation in studies of several authors among which I highlight Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) and Vygotsky (2007) among others. The described investigation, of a constructivist nature, qualitative, exploratory as to its objectives, in the field modality, was developed through the methodology of Case Study (YIN, 2001). Data were collected through semi-structured interviews applied to nursery teachers from the school-field of investigation and were analyzed through discursive textual analysis based on the principles of content analysis (MORAES, 1999). The study made it possible to immerse and deepen a topic of great relevance, especially at the present time, with the confrontation of the new Coronavirus, in which classes take place virtually and teachers do not daily monitor the children's development. The data collected and analyzed in detail allowed the construction of relevant knowledge and it was possible to state that the assessment of the development and learning of children who attend nursery classes promotes a new look at the educational process as a whole. It also mobilizes teachers to reframe their pedagogical practice in order to seek ways to encourage the full development of their students at an early age and provides a differentiated view of assessment, through the observation of each aspect, in order to gather elements for the composition of the pedagogical documentation that enables a significant follow-up of the educational process in this age group. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-04-08


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