Kãgran: o ensino da temática indígena nas escolas e os Kaingangs no Rio Grande do Sul
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Data
2022-07-13Autor
Santos, Francisco Ailton dos
Orientador
Cescon, Juliane Petry Panozzo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A cultura dos povos indígenas gaúchos, em especial da etnia Kaingang, sua linguagem, iconografia e seus modos de vida, são objeto dessa dissertação. A pesquisa tem como objetivo analisar os achados iconográficos, os kagrãs dessa etnia e entender como essa linguagem gráfica sofreu abafamento por parte da cultura dos não índios ao longo do tempo. A pesquisa foi realizada a partir da bibliografia da escritora gaúcha Véra Stedile Zattera, especialmente sobre as vestimentas indígenas e tradicionalistas, perpassando pelas análises iconográficas de Erwin Panofsky, se amparando nas definições de cultura de Clifford Geertz e Roque de Barros Laraia. Para percepção de aspectos da etnia foram feitas entrevistas orais na comunidade Kaingang em Farroupilha, Rio Grande do Sul, bem como questionários on-line com professores de escolas públicas e privadas, para entender sobre as dificuldades na abordagem do tema em sala de aula. Para dar suporte ao desenvolvimento desta dissertação e para o compartilhamento das interfaces criadas, diversos produtos foram desenvolvidos: o primeiro deles é um e-book ilustrado contando a história das etnias indígenas gaúchas, seus costumes e cultura, analisando os grafismos dos gêmeos ancestrais Kaingang Kainru e Kamé; o segundo produto criado são as oficinas de design a serem reproduzidas nas escolas. Para dar suporte ao segundo produto, um terceiro produto foi desenvolvido, que é a produção de vídeos ensinando dicas e processos de ilustração e estamparia. Por último, o quarto produto, que são as mídias digitais do projeto, criadas para a divulgação e compartilhamento dos demais. Assim, o conjunto de produtos desenvolvidos, para além da tangibilização desta pesquisa, contribuem para a preservação e disseminação dos saberes indígenas, enfatizando a sua representatividade simbólica e cultural para conhecimento dos não índios e reconhecimento dos indígenas nas escolas. [resumo fornecido pelo autor]
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