Ainda somos os mesmos: campanhas eleitorais presidenciais televisivas de 1989 e 2018
Visualizar/ Abrir
Data
2022-10-27Autor
Maziero, Arthur Fachini
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação analisa questões de cidadania e democracia presentes nas campanhas eleitorais televisivas do segundo turno das eleições presidenciais de 1989 e de 2018. O estudo relaciona o tema com o cenário recente do país através do questionamento: as campanhas eleitorais dos segundos turnos para presidência da república, exibidas na televisão, nos anos de 1989 e de 2018, afirmam compromissos com a democracia e a cidadania? O objetivo é possibilitar reflexões sobre mudanças e permanências na sociedade brasileira desde o período da redemocratização, tendo na História Política o principal aporte teórico. A pesquisa é qualitativa, com apoio da pesquisa quantitativa. Apresenta a revisão da literatura, bem como a análise do discurso com apoio na análise de conteúdo como ferramentas metodológicas. O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul ? Mestrado Profissional em História, tendo como linha de pesquisa Linguagens e Cultura no Ensino de História. Atendendo aos requisitos do Mestrado Profissional, optou-se por propor um curso de extensão para alunos e profissionais da área do conhecimento de História, visando possibilitar abordagens de temas significativos para cidadania e democracia brasileira, pois conhecer o estudo do Tempo Presente, próximo às vivências dos alunos e professores, auxilia no desenvolvimento da consciência histórica. [resumo fornecido pelo autor]