Acolhimento e a classe hospitalar : reflexões sobre a prática educativa a partir da ética da alteridade de Levinas
Visualizar/ Abrir
Data
2024-10-30Autor
Carvalho, Adão
Orientador
Carbonara, Vanderlei
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a Classe Hospitalar e o Acolhimento a partir de Levinas, a construção argumentativa privilegia a prática educativa, que se apresenta como estruturante na possibilidade da humanização aos diferentes educandos da classe hospitalar. A classe hospitalar que se apresenta como atendimento educacional viabiliza a implementação da prática educativa na perspectiva de alteridade a partir de Emmanuel Levinas, aos diferentes educandos da educação básica, regularmente matriculados. Para tanto, realiza-se o diálogo da atenção integral com a alteridade levinasiana. A aproximação com Levinas estabelece as possibilidades da viabilidade da constituição da humanidade aos diferentes educandos na classe hospitalar. O objetivo da pesquisa foi compreender o alcance formativo da subjetividade e do acolhimento levinasiano para as práticas educativas em contexto da classe hospitalar. O alcance formativo na prática educativa no contexto da classe hospitalar possibilita o reconhecimento do educando que se mostra unicidade irredutível. A viabilidade da implementação da prática educativa parte da percepção das necessidades na direção da constituição a humanidade. Tendo em vista esta proposta, realizamos análise documental da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), da Lei nº 8.080/1990 (Lei do Sistema Único de Saúde), concomitantemente, com a Política Nacional de Humanização-PNH, com redação atualizada em2010 e a Classe Hospitalar (Resolução nº 02/2002). Realizada a análise documental, estabelece-se a interlocução da legislação da saúde e da educação, intencionando a viabilidade da prática educativa. Nesta direção, realiza-se a aproximação com Emmanuel Levinas e os autores auxiliares, quais sejam, André Brayner de Farias, Jacques Derrida, Ricardo de Souza Tim e Vanderlei Carbonara, possibilitando-se a compreensão da prática educativa na perspectiva da ética da
alteridade de Emmanuel Levinas. A teoria da subjetividade e a ideia de acolhimento apresentada por Levinas possibilitam, por conseguinte, a compreensão de que, no contexto da classe hospitalar a formação viabiliza o encontro ético, entre o pedagogo e os diferentes educandos hospitalizados, estabelecendo a relação de ensino e propicia a constituição da humanização. [resumo fornecido pelo autor]