Neurociências: um saber importante para a efetiva construção do conhecimento matemático
Data
2018-11-09Autor
Cembranel, Cristiane Bonetti
Orientador
Spindola, Marilda Machado
Metadata
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Quais são os conhecimentos necessários à Educação, amparados pelas Neurociências que são efetivos para a construção do conhecimento matemático? As Neurociências têm amparado significativamente a Educação através de conhecimentos que implicam efetivos saberes. Os objetivos do presente estudo é identificar os conhecimentos necessários em relação à Educação e que, embasados nas Neurociências, possam fundamentar estratégias de ensino que estimulem e auxiliem o desenvolvimento dos processos ensino e aprendizagem da matemática. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a construir um estado de maior conhecimento, de maneira eficiente e proveitosa, evocando suas memórias para consolidar a aprendizagem da matemática. Para concretizar os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, e do tipo aplicada. Foi selecionada uma escola pública na cidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários iniciais, com os estudantes do terceiro ano Ensino Médio. Foram envolvidas três turmas. Uma delas chamada de turma alvo, composta por 27 estudantes. As outras duas turmas, chamadas de turma controle 1 e 2 eram compostas por 30 estudantes cada uma. As turmas controle 1 e 2 apenas participaram da pesquisa na coleta de dados e serviram como parâmetros para a equiparação dos resultados. A metodologia utilizada foi a elaboração de uma Sequência Didática Interativa, dividida em 8 unidades didáticas onde o conteúdo foi abordado de forma estratégica e subsidiada pelas Neurociências, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática. O processo de armazenamento vai ser abordado sendo dividido em três sub processos: aquisição, consolidação e evocação. Também foram utilizadas as concepções do estudioso Lev Semenovich Vygotski sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores da mente e que estão presentes no processo de aprendizagem, entrelaçando-as aos saberes hoje comprovados pela área neurocientífica. Os resultados da investigação de campo sugerem que os estudantes e professores participantes têm apenas o senso comum sobre conhecimentos das Neurociências. Dentre as turmas analisadas, as quais participaram da pesquisa, foi constatado que a turma alvo teve uma melhora significativa após o desenvolvimento de algumas atividades que utilizaram estratégias de ensino e aprendizagem fundamentadas nas Neurociências.