• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Louise Dall' Agnol de Armas.pdf (1.515Mb)
Data
2021-02-27
Autor
Armas, Louise Dall'Agnol de
Orientador
Bisol, Cláudia Alquati
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com deficiência foram e ainda são segregadas da participação social, apesar de avanços nos debates e a promulgação de leis e decretos, que desde 1990 defendem a participação de todas as pessoas na escola, considerando suas características individuais. Com a perspectiva inclusiva na escola e no mundo do trabalho, esta pesquisa aborda aspectos subjetivos dos estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Com o aporte da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, este estudo tem como objetivo geral analisar a configuração de sentidos subjetivos de estudantes com deficiência no que tange à escolarização em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Participaram da pesquisa quatro estudantes de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul matriculados em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A partir da proposta metodológica da Epistemologia Qualitativa, o momento de construção da informação com cada participante, realizado de forma on-line, foi dividido em três dimensões: uma entrevista com perguntas abertas e fechadas para obtenção de dados demográficos e informações sobre a escolarização pregressa e sobre a permanência na Instituição; uso de fotografias como materialidade mediadora para expressão de sentimentos e significados vivenciados na escola; e uma entrevista com perguntas abertas para acessar os sentidos subjetivos dos estudantes. As falas e expressões de cada participante foram analisadas e apresentadas individualmente, constituindo indicadores que permitiram a construção dos seguintes núcleos de significação: relações interpessoais de validação; percepção da diferença no espaço escolar; a exclusão na inclusão; ser sujeito não massificado/apagado pela deficiência; e dinâmica entre desafios e conquistas. Esses núcleos situam a produção de sentidos subjetivos estando relacionados com a busca pela valorização do outro; à vergonha da diferença; à subestimação de si mesmo; à exclusão e menor-valia; e ao enfrentamento e conquista diante de desafios. Compreender as emoções e produções simbólicas dos estudantes com deficiência na escola permite reconhecê-los como sujeitos no espaço escolar e não às margens. A percepção da dinâmica de inclusão e exclusão relativa às vivências dos estudantes com deficiência abre possibilidades para questionar e fortalecer práticas escolares com vistas à efetividade do processo inclusivo. Além disso, reforça o percurso que precisa continuar a ser feito na busca pela consideração das pessoas com deficiência como sujeitos de direitos e deveres na escola e, consequentemente, na sociedade [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6811
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV