Cotidiano, jogos e ensino de história: Caxias do Sul na década de 1930
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Data
2021-06-01Autor
Sausen, Tales Boff
Orientador
Ruffato, Katani Maria Monteiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Através desta dissertação, buscou-se construir um jogo eletrônico com fins pedagógicos sobre a história do cotidiano de Caxias do Sul durante a década de 1930. O jogo foi construído integralmente on-line, através de lives na plataforma Twitch. Contou com a contribuição de terceiros, o que foi denominado como construção colaborativa. Para a construção do jogo, foi realizada uma pesquisa no Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul, onde foi possível selecionar fontes como: os jornais, as fotografias, o recenseamento, os requerimentos e os documentos oficiais da comissão da Festa da Uva de 1932, além de fontes documentais. O processo de pesquisa fez uso de extensa bibliografia, especialmente, para a obtenção de dados e um melhor entendimento sobre os aspectos socioeconômicos de Caxias do Sul durante a década de 30. Já, para os aspectos relacionados à construção da narrativa, foram significativas as ideias de Paul Ricouer. Seguindo o pensamento de Michel de Certeau, o conceito de cotidiano foi fundamental tanto para a construção do conhecimento histórico como para associá-lo às mecânicas do jogo. Além disso, fez-se uso dos estudos de Marcello Paniz Giacomoni e Nilton Mullet Pereira para fundamentação da relação entre os jogos e o ensino de História. Em Pereira (2020) também buscou-se uma discussão sobre o conceito de imaginação histórica, que é essencial para o entendimento do jogo como um recurso didático que lida com o tempo histórico. Em Jorn Rüsen, a noção de consciência histórica foi fundamental para a finalidade do jogo, haja vista que, o jogador, ao experimentar o jogo, tem a oportunidade de encontrar elementos que possam ser ressignificados em sua vida, fazendo com que este adquira uma consciência histórica mais elevada sobre si e o mundo em que vive. [resumo fornecido pelo autor]