• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estereótipos da cultura brasileira representados pelos jogos eletrônicos e filmes norte-americanos

Thumbnail
View/Open
TCC Edson Nadal Rossetto.pdf (1.479Mb)
Date
2021-07-21
Author
Rossetto, Edson Nadal
Orientador
Verruck, Fábio
Metadata
Show full item record
Abstract
A indústria cultural norte-americana, através de seus diversos segmentos, possui relevante poder econômico e alcance em escala global. Desta maneira, os produtos decorrentes desta indústria podem influenciar a visão de mundo de cidadãos em diferentes países. A presente pesquisa pretende entender de que maneira este poderoso setor estadunidense representa o Brasil e a cultura nacional brasileira por meio de seus filmes e jogos eletrônicos. Para isso, em um estudo qualitativo e exploratório, foram selecionadas obras sugeridas por usuários de redes sociais através de um formulário eletrônico. Assim, de posse do material, foi possível analisar cinco produções, dentre elas três filmes e dois jogos eletrônicos. A partir daí, foram identificadas categorias de representação do Brasil e transcritos os conteúdos das categorizações com base em cada obra. Comparou-se as informações obtidas, gerando uma discussão apoiada pela literatura disponível. Verificou-se que os estereótipos brasileiros são representados em forma de repetidas reproduções da cidade do Rio de Janeiro, favelas e exposições de pobreza, criminalidade e corrupção. Observou-se também constância de associações do país com futebol e samba, e a exteriorização de belezas naturais e pontos turísticos cariocas tradicionais. Evidenciou-se, então, que a representação de aspectos negativos do país sobressai-se aos positivos, o que pode causar danos à visão geral da cultura brasileira. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8689
Collections
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV