• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A história da licenciatura em enfermagem na Universidade de Caxias do Sul: um olhar para as práticas docentes (1974-2001)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Cassio de Oliveira.pdf (2.211Mb)
Data
2021-09-01
Autor
Oliveira, Cássio de
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente investigação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, e buscou analisar as práticas docentes vivenciadas na formação do enfermeiro licenciado na UCS entre os anos de 1974 e 2001, à luz das políticas educacionais, do contexto institucional e regional. No Brasil, o Curso de Licenciatura em Enfermagem foi criado pelo Parecer no 837/68, que deu origem à Portaria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no 13/69, concedendo o título de licenciado ao enfermeiro, para atender à exigência social de formação profissional de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem). Na Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), por sua vez, o curso de Licenciatura em Enfermagem foi criado em 05 de dezembro de 1974, por meio da Resolução no 1.074 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUCS, e reconhecido por meio da Portaria No 90, de 21 de janeiro de 1980. A pesquisa, de natureza qualitativa, esteve ancorada pelos preceitos da História Cultural, sob referenciais de Pesavento (2014) e Chartier (1990; 1991). Para a construção da História das Disciplinas Escolares, utilizaram-se como referencial Chervel (1990) e Viñao (2008). A opção metodológica pautou-se na História Oral, pois permite ao pesquisador e pesquisado (re)significar a subjetividade encontrada por trás de cada palavra, apoiando-se em estudiosos como Alberti (2013), Portelli (2016) e Meihy e Barbosa (2019). Para composição do corpus empírico, as fontes documentais foram obtidas a partir de consultas ao Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS, e as entrevistas com os licenciados, que totalizaram dez, apoiaram-se em roteiro previamente definido. Das entrevistas, originaram-se as categorias e subcategorias, as quais foram analisadas sob a ótica da Análise de Conteúdo, proposta por Roque Moraes (1999; 2003). Destacaram-se três que tiveram maior relevância nas falas: contribuições e saberes advindos da licenciatura; disciplinas e metodologias utilizadas em sala de aula; a licenciatura com permissão de registro profissional junto ao MEC, a "carteirinha de professor". A fundamentação teórica para as categorias foi baseada em Tardif (2014) e Tardif e Lessard (2014), com a explanação dos saberes profissionais e práticas docentes; Anastasiou e Alves (2015), com os pressupostos para as estratégias do trabalho em sala de aula; e Nóvoa (1995; 1999; 2009; 2011), com a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional dos professores. O estudo permitiu que fossem discutidos os fundamentos históricos da formação do profissional da enfermagem no ensino superior, além da explanação e análise sobre os objetivos e as propostas dos projetos político-pedagógicos. Dessa forma, o trabalho permitiu a compreensão de que a enfermagem possui, desde os primórdios de sua criação como profissão, o cuidado como instrumento de trabalho, mas sempre atrelado às questões ligadas à educação. Assim, entende-se que foi possível contemplar a proposta inicial da pesquisa, pois, além do acesso às fontes documentais, houve um esforço considerável do pesquisador de construir uma narrativa possível sobre a história do curso de Licenciatura em Enfermagem na UCS, por meio das memórias de quem as vivenciou. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8739
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961) 

    Bergozza, Roseli Maria (2014-06-03)
    O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola ...
  • Análise financeira, operacional e social do projeto "Sim Caxias" no município de Caxias do Sul 

    Fortuna, Israel da Silva (2019-12-03)
    Devido ao crescimento acentuado dos centros urbanos, surgem inúmeras dificuldades para as cidades em diversas áreas como o transporte, trânsito, meio ambiente e principalmente na qualidade de vida das pessoas. O transporte ...
  • Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene 

    Tonietto, Roberta Angela (2020-11-03)
    Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV