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Análise das relações bilaterais entre Brasil e China: um estudo do por que o Brasil deve intensificar o comércio com a China

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TCC Felipe Rafael de Mello.pdf (1.226Mb)
Data
2020-07-24
Autor
Mello, Felipe Rafael
Orientador
Ness, Mosar Leandro
Metadata
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Resumo
Este estudo visa demonstrar, através de fórmulas econômicas, a importância de o Brasil intensificar as relações comerciais com a China. Evidenciou-se, ao longo dos últimos anos, um forte crescimento econômico do país asiático, com altos percentuais do PIB. Em pouco tempo, a China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil, suplantando uma longa hegemonia dos Estados Unidos em nosso comércio internacional. A pesquisa também abordará uma revisão da bibliografia, modelos e as políticas gerais referentes ao comércio internacional. Como método de pesquisa, foi utilizada uma análise quantitativa considerando séries históricas no período de estudo e utilização de dados numéricos das relações comerciais entre Brasil e China, para desenvolver os índices de vantagem comparativa revelada e os índices de especialização e exportação. Os resultados das séries históricas foram favoráveis, principalmente para o Brasil, pois no intervalo de tempo analisado, percebeu-se que a nação brasileira obteve saldo comercial favorável. Nos índices de vantagem comparativa revelada, foram coletados dados de três mercadorias diferentes para demonstrar a eficiência dos produtos brasileiros exportados. Em relação aos índices de especialização e exportação, verificou-se que o Brasil possui maior índices de especialização de exportação nos setores que foram alisados. Em suma, concluiu-se que o Brasil mostrou índices crescentes, principalmente nos produtos que envolveram grãos. Contudo, a China é um mercado consumidor de potencial ímpar, isso faz com que o Brasil deva se aproximar ainda mais deste país para que os chineses adquiram as mercadorias que a nação brasileira produz. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9223
Collections
  • Ciências Econômicas [63]

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