Voucher educacional: estudo de viabilidade e impactos socioeconômicos nas escolas de ensino fundamental de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-26Autor
Garcia, Thalia Tadiello
Orientador
Gullo, Maria Carolina Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho consiste no resultado de um estudo de viabilidade e impactos socioeconômicos da implementação do sistema de voucher educacional nas escolas de ensino fundamental localizadas no município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. O conceito de voucher educacional foi introduzido pela primeira vez pelo economista e ganhador do Prêmio Nobel em Economia Milton Friedman e consiste no subsídio governamental a educação através de "vales" com determinado valor dado aos pais dos alunos para que optem pela escola particular a que destinarão os seus filhos. Para provar a viabilidade desse modelo de financiamento, é feita uma pesquisa teórica, para conhecer a relação Estado x educação no país, e quantitativa, para levantamento de dados a respeito do dispêndio municipal com o setor. Com isso, chega-se à conclusão de que o voucher é uma alternativa viável ao atual modelo de financiamento educacional e são apresentados os resultados positivos para a região. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Ciências Econômicas [63]