Produção audiovisual como recurso didático-pedagógico no ensino de história : "Como me veem?", "Como eu vejo?" estudo de caso de adolescentes de uma comunidade em situação de vulnerabilidade social
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Data
2016-01-27Autor
Dall' Agnol, Caroline
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação, realizada entre 2013 e 2015, insere-se no contexto de um processo de produção audiovisual que trabalha com o conceito de identidade e pertença de adolescentes de uma comunidade em situação de vulnerabilidade social em Caxias do Sul, RS. O estudo Produção Audiovisual como recurso didáticopedagógico no Ensino de História : “Como me veem?”, “Como eu me vejo?” estudo de caso de adolescentes de uma comunidade em situação de vulnerabilidade social tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia, com o uso da produção audiovisual no ensino de História, trabalhando os conceitos de identidade e pertença de adolescentes, partindo da premissa de que a produção audiovisual possibilita ao indivíduo situar-se como protagonista em seu contexto sócio-histórico-cultural. Ao mesmo tempo em que o recurso didático-pedagógico possibilita ao jovem ocupar o lugar de sujeito histórico, também funciona como um duplo espelho, fortalecendo o autoconhecimento e a autoestima (sentimento de identidade) e desencadeando um processo de visibilidade social (reconhecimento e sentimento de pertença à comunidade em que vive). O problema do estudo acadêmico que guia o trabalho é se a produção audiovisual, como recurso didático-pedagógico no Ensino de História, pode desenvolver o sentimento de identidade e pertença em adolescentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social. A veia condutora dessa pesquisa está estruturada no desenvolvimento da produção audiovisual que, atende a proposta de educação pedagógica social (educação humanizadora), quando trabalhada dentro de sala de aula e focada na inserção do adolescente como sujeito da história. Desta forma, o adolescente ganha espaço para a reflexão sobre uma questão fundamental: “Como me veem?” (visibilidade social) “Como eu me vejo?” (autoreconhecimento), questão que balizou a escolha e definição do tema. Quem nos guia para buscar essas respostas são os teóricos Honneth (2003), Freire (1996; 2004), Martín-Barbero (2001), Pêcheux (1999), Bourdieu (2010; 1974; 1983; 1972), Canclini (1984; 1999), Hall (2005) e Goffman (1988).