Hipermídia adaptativa para o estudo da língua japonesa
Visualizar/ Abrir
Autor
Nienow, Everton Cristiano Merckel
Orientador
Boff, Elisa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho elabora uma alternativa para o estudo da língua japonesa, não apenas na questão gramatical e de vocabulário, mas também almeja atingir a praticidade no que diz respeito à localização e tempo disponível para os usuários. Para atingir o objetivo foram estudadas técnicas para promover a adaptabilidade em sistemas hipermídia em ambientes de aprendizagem. Posteriormente foi feito um levantamento dos diferentes métodos para o estudo de línguas estrangeiras, assim como também as vantagens de se conhecer uma outra língua. Inicialmente, este estudo sobre línguas estrangeiras será feito de forma mais abrangente e focado no japonês. Esta língua, devido ao fato de não utilizar o alfabeto romano, possui diferenças que devem ser consideradas. E, a partir destes conhecimentos adquiridos durante a fase de pesquisa, foi desenvolvido um sistema hipermídia adaptativa que, ao coletar informações pertinentes às interações do usuário com o sistema, se torne capaz de se moldar ao seu perfil e consequentemente disponibilizar a melhor experiência possível para este indivíduo. Também estão presentes os resultados obtidos por meio de testes com usuários reais, alguns destes sendo mais animadores do que outros.