Elementos de gamificação nos softwares de autoria
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Autor
Bertin, Roseli
Orientador
Lima, Maria de Fátima Webber do Prado
Metadata
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Este trabalho tem como objetivo analisar softwares de autoria com o intuito de verificar qual deles permite a criação de jogos educacionais com elementos de gamificação, a fim de obter resultados positivos nas salas de aula. Para atingir o objetivo foram estudados conceitos de gamificação, para identificar quais os elementos de gamificação na educação são mais importantes. Para identificar os principais elementos de gamificação foram analisados e testados os jogos mais famosos e populares entre os jogadores. Para definir os softwares de autoria que foram testados foi levada em consideração a disponibilidade de uso oferecido aos usuários. Foram escolhidos os softwares de autoria Visual Class, JClic, Ardora e Hot Potatoes, todos gratuitos ou com versão demo. Para auxiliar na comparação dos softwares foi utilizado o método analítico hierárquico uma importante ferramenta que auxilia na tomada de decisões. De acordo com os critérios escolhidos, o software que atingiu a melhor avaliação foi o Visual Class (sic).