Observando práticas, tecendo conceitos : um estudo sobre as culturas de EJA em Caxias do Sul (1998-2012)
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Data
2017-03-20Autor
Conrado, Bruna
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
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A presente dissertação “Observando práticas, tecendo conceitos: um estudo sobre as Culturas de EJA em Caxias do Sul (1998 – 2012)” é fruto de uma investigação que se delineou a partir do seguinte problema de pesquisa: Que Culturas de EJA se constituíram no espaço das Escolas Municipais de Caxias do Sul no período compreendido entre os anos de 1998 a 2012, a partir do rastreamento das práticas produzidas nas vivências dos princípios do Tema Gerador Freireano presentes no planejamento e nas narrativas dos professores da EJA? A narrativa produzida teve como objetivo identificar as culturas de EJA nas Escolas Municipais de Caxias do Sul a partir do entrelaçamento das fontes documentais com as narrativas de seus professores acerca de suas práticas organizadas a partir da Metodologia Dialógica via Tema Gerador Freireano. No estudo, História e cultura foram compreendidas como elementos da vida cotidiana e foram concebidas a partir dos conceitos da História Cultural com as contribuições de Pesavento (2005), Burke (1992), Vidal (2005), Certeau (2012), Chartier (1990) entre outros. Os procedimentos metodológicos para o rastreamento das pistas e para a construção da narrativa histórica envolvem a análise documental combinada com a história oral. Assumiu-se uma atitude detetivesca ao explorar a cultura material das escolas, especificamente as Redes Temáticas construídas e organizadas no processo dialógico inspirado nas produções de Paulo Freire, assim como um olhar atento ao escutar e ler as narrativas daqueles que protagonizaram a história que esta dissertação procurou tematizar: os professores. Neste aspecto, o processo de análise pautou-se na entrevista de uma professora, que enquanto informante, fez ecoar as narrativas que perpassavam os documentos analisados e constitui-se quase que como uma porta-voz de outras vozes. Os dados empíricos construídos e suas respectivas pistas e análises organizam-se em dois aspectos: inicialmente apresentam-se as Redes Temáticas tomando uma delas como exemplo no sentido de compreender as relações que nela se estabelecem. Na sequência, as análises feitas a partir dos Temas Geradores levantados se apresentam. Em um segundo momento abre-se espaço para se tentar compreender algumas marcas deixadas pela proposta implementada no período através das palavras da professora entrevistada. Neste momento, muitas das pistas encontradas no processo de Análise Documental se combinam aos relatos para ilustrar melhor esta trajetória. Duas categorias de análise emergem: “o estudo como premissa para a prática” e “ os embates e contradições vivenciadas entre a teoria e a prática” e, a partir delas, algumas tecituras de que marcas, práticas, ou como a pesquisa vem defendendo, “Culturas de EJA”, são desenhadas.