Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental
Datum
2017-03-20Autor
Nuncio, Ariane Pegoraro
Orientador
Cunha, Gladis Franck da
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Este trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma de 8º ano, na disciplina de ciências em uma escola municipal de Bento Gonçalves/RS. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, ela é do tipo exploratória. O procedimento metodológico adotado é a pesquisa participante. A análise dos resultados utilizou os dados registrados no diário de bordo da pesquisadora, bem como os trabalhos escritos, produções artísticas e a própria fala dos alunos, os quais, ao término de cada UEPS, foram utilizados para evidenciar se a aprendizagem foi significativa. As atividades desenvolvidas visaram desafiar a transposição dos conhecimentos teóricos em diferentes linguagens que pudessem evidenciar a ocorrência da aprendizagem significativa. A diversidade de estratégias atendeu ao objetivo de realizar uma avaliação qualitativa ao longo do processo. Ao término da aplicação das UEPS, foi possível verificar que esse é um método potencialmente facilitador da aprendizagem significativa e será divulgado na forma de um guia didático, no qual todas as atividades e recursos pedagógicos serão detalhados para que outros educadores tenham acesso e possam utilizá-lo.
Collections
Verwandte Dokumente
Anzeige der Dokumente mit ähnlichem Titel, Autor, Urheber und Thema.
-
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
Fernandes, Márcia (2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Menegat, Danúbia Bianchi (2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ...