Descobrindo o valor das coisas ao meu redor : vivência de educação patrimonial no ensino de história
Visualizar/ Abrir
Data
2017-08-18Autor
Almeida, Ana Paula Santos de
Orientador
Ruffato, Katani Maria Monteiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A dissertação “Descobrindo o valor das coisas ao meu redor”: vivência de educação patrimonial no ensino de história tem por objetivo analisar como o patrimônio cultural local, que se encontra no interior e no entorno de escolas periféricas, pode ser utilizado como fonte de conhecimento para o fortalecimento da cidadania, possibilitando um diálogo entre o ensino de História e as questões pertinentes à Educação Patrimonial. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi construído e desenvolvido o Projeto de Educação Patrimonial “Descobrindo o valor das coisas ao meu redor” a partir de uma série de atividades alicerçadas na utilização da metodologia de alfabetização patrimonial, com uma turma do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno, localizada no bairro Planalto II, um bairro periférico da cidade de Caxias do Sul-RS. Para a análise dos resultados obtidos, durante a aplicação das oficinas que integram o projeto buscou-se suporte em elementos teóricos acerca do patrimônio e da memória, relacionando-os com a educação patrimonial e a sua interligação com a construção da identidade e o fortalecimento da cidadania, assim como da formação das grandes cidades como espaços de constantes transformações, mas que trazem no seu patrimônio elementos de identidade. Para tanto, trago para discussão a ampliação do tema educação patrimonial nas escolas, a partir de iniciativas em conjunto com as Universidades, propiciando a aproximação da academia com as comunidades. O produto derivado da pesquisa encontra-se em um Caderno de Memórias que expõe o percurso do Projeto “Descobrindo o valor das coisas ao meu redor”.