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Pressupostos da prática educativa na Diocese de Caxias do Sul : 1934 a 1952

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Dissertacao Roque Grazziotin.pdf (5.463Mb)
Data
2014-06-02
Autor
Grazziotin, Roque Maria Bocchese
Orientador
Kreutz, Lúcio
Metadata
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Resumo
O estudo procura fazer uma análise dos pressupostos que fundamentam o Projeto de Restauração Católica na Diocese de Caxias do Sul, no período de 1934 a 1952. Os dados sobre as linhas norteadoras e os princípios cristãos e filosóficos, seguidos pelos colégios confessionais pioneiros em Caxias do Sul, foram levantados junto aos arquivos das instituições: Colégio São José, Escola Nossa Senhora do Carmo e Seminário Nossa Senhora Aparecida, e também consulta aos arquivos do Círculo Operário Caxiense, instituição que procurou, por meio da educação informal, ministrar cursos aos trabalhadores. As bases desses pressupostos, que vêm explícitos nesta pesquisa do mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de História e Filosofia da Educação, remontam ao Concílio de Trento, que unificou a doutrina, a disciplina e a prática da Igreja Católica. O fim do regime do Padroado no Brasil, mais a vinda de imigrantes e de congregações religiosas européias para o Brasil, no fim do século XIX, permitiram que esse Projeto se consolidasse no Rio Grande do Sul. Os mecanismos adotados por essas instituições favoreceram a coexistência colaborativa com o Estado laico e difundiram a importância de relações harmoniosas entre capital e trabalho para alcançar o desenvolvimento e combater o comunismo. As conclusões a que este estudo chegou é que a construção da proposta educativa desenvolvida pelas instituições religiosas, baseada na qualidade de ensino, no ambiente e disciplina escolar, nas atividades educativas complementares e na participação em atividades religiosas e sociais, contribuiu, de um lado, para o desenvolvimento político, social e cultural do município de Caxias do Sul e dos municípios da região da Serra Gaúcha; e, de outro lado, para o desenvolvimento do espírito comunitário, humano e fraterno, próprios do catolicismo, marcados nas populações dessas regiões.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/504
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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