A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta
Visualizar/ Abrir
Data
2014-06-02Autor
Grandi, Suzete
Orientador
Paviani, Jayme
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a constituição de sujeitos. Neste sentido, os modos de ser dos futuros profissionais são influenciados pela organização curricular do seu curso de formação, neste caso, da Fisioterapia. Pelo fato do trabalho em saúde se aproximar de questões que envolvem a existência humana, objetiva-se com este estudo mostrar as condições e as possibilidades de determinação, bem como as implicações entre a constituição do sujeito e a formação profissional nas dimensões científica e não científica do profissional Fisioterapeuta. Coerente com este objetivo, a constituição do sujeito define o âmbito do problema de pesquisa a ser examinado, nas áreas da educação e da saúde. Este estudo tem como apoio teórico o pensamento de Michel Foucault, especialmente as obras A História da Sexualidade e A Hermenêutica do Sujeito, sendo complementado por contribuições de especialistas na área da saúde, entre os quais, Sílvio Paulo Botomé e Rubens Rebelatto. O método empregado consistiu em levantar, identificar e analisar algumas determinações na formação do sujeito que dependem do tipo de formação científica. Para isto o trabalho teve como referência a experiência do ensino do Curso de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul e da Clínica de Fisioterapia desta mesma universidade, sendo ainda complementado por entrevistas com alunos, professores e profissionais da área. A dissertação compreende, além da introdução e conclusão, três capítulos, sendo o primeiro intitulado A Constituição do Sujeito e a formação profissional, o segundo, A Constituição do sujeito na formação científica profissional em Fisioterapia e o terceiro, A Constituição do Sujeito na integração ensino-serviço aprendizado. A relevância desta dissertação reside na sua contribuição para avaliar e qualificar os serviços, bem como os cursos de graduação, neste caso de Fisioterapia, mas também para e os demais cursos da área da saúde, tanto da Universidade de Caxias do Sul, quanto de outras instituições. Igualmente deduz-se destes estudos a relevância social presente nas atividades dos profissionais da área da saúde.