Shopenhauer e a educação
Datum
2014-06-09Autor
Zinani, Carlos Eduardo
Orientador
Kuiava, Evaldo Antônio
Metadata
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Esta dissertação traz o resultado de uma investigação sobre a ideia de educação
presente na obra de Arthur Schopenhauer. O Homem é educado, natural ou
artificialmente, em todos os momentos de sua vida. A educação natural, a qual o
autor atribui maior importância, diz respeito ao saber que tem início na afecção,
etapa que antecede o saber intelectivo. O processo educativo, então, começa com
um ato (inconsciente) da Vontade do indivíduo que dirige sua atenção a algo externo
a ele. A filosofia de Schopenhauer possui um viés pessimista, pois considera que
viver é estar condenado ao sofrimento. A educação, assim, não teria o escopo de
livrar o ser humano do sofrimento, mas, através de uma educação intelectual
apurada, oferecer-lhe meios para a condução de sua vida prática. Não somente
fornece o conhecimento referente ao fazer, mas também, o dos limites em que os
seres humanos estão circunscritos em razão de sua não-liberdade. Uma educação a
partir de uma perspectiva pessimista arranca do ser humano a pretensão de
superioridade em relação às demais criaturas existentes. Desse modo, abre-se
espaço para questionamentos acerca da relação entre a educação e o
aperfeiçoamento moral do ser humano.