Aspectos da qualidade em vinhos tintos : um estudo comparativo entre consumidores e profissionais do setor vinícola
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Data
2014-06-16Autor
Rigoni, Ben-Hur
Orientador
Fensterseifer, Jaime Evaldo
Metadata
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As percepções de qualidade, imagem e valor, bem como o comportamento de compra, são atos imersos na subjetividade e individualidade do consumidor; em vinhos não seria diferente. Inicialmente, para este estudo, foi realizada uma revisão da recente literatura sobre como é percebida a qualidade em vinhos. Os aspectos identificados serviram para a elaboração do instrumento de coleta de dados (questionário), o qual foi testado com consumidores (Grupo 1) e com profissionais do setor vitivinícola (Grupo 2). Os objetivos foram verificar a importância dos aspectos identificados para ambos os grupos, verificar o grau de sintonia existente entre os grupos com relação aos aspectos de qualidade e identificar opiniões sobre aspectos importantes relacionados a compra de vinhos. Os resultados dos questionários serviram para confirmar a importância dos aspectos e dimensões da qualidade presentes na literatura internacional e classificá-los por ordem de importância sob a ótica dos consumidores locais; serviram também para identificar a existência de um baixo grau de sintonia entre consumidores e profissionais do vinho no que tange aos aspectos da qualidade em vinhos. Foram também identificadas opiniões importantes (de ambos os grupos) sobre questões como: preço justo/pago por um vinho para consumo no dia a dia, preço justo/pago por um vinho para consumo em ocasiões especiais, opiniões sobre a relação custo/benefício dos vinhos nacionais e principal país de preferência/concorrente como fornecedor de vinhos ao mercado brasileiro. Entre os profissionais, identificou-se que parcela importante destes considera que o preço dos produtos nacionais seja fator chave para aumento de vendas. Com a segmentação interna dos grupos, baseada em questões do perfil, foi identificada a formação de poucos grupos heterogêneos.