Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
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Data
2014-04-17Autor
Motta, Marta Elisete Ventura da
Orientador
Carmargo, Maria Emilia
Metadata
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A inovação tornou-se uma das principais fontes de vantagem competitiva diante da concorrência, identificada como a transformação do conhecimento da empresa em novos produtos e processos. Ressalva-se que as organizações, que gerenciam seus conhecimentos e conseguem combiná-los e compartilhá-los entre os seus colaboradores, adquirem benefícios, como aumento da competitividade; auxílio na tomada de decisão; melhoria no atendimento das expectativas dos clientes e melhoria da eficiência nas operações. Com base na revisão da literatura sobre os temas de conhecimento e inovação tecnológica e desempenho em periódicos de impacto, conforme o Scopus, foi definido o objetivo geral desta tese, ou seja, avaliar se a inovação tecnológica é uma variável mediadora entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. A pesquisa foi quantitativa, de caráter exploratório e descritivo e com levantamento do tipo survey, com um corte transversal. A população foi formada por professores pertencentes ao
quadro permanente dos PPGs das IES do Sul do Brasil. A amostragem foi probabilística de dois estágios. A coleta de dados foi realizada através de um questionário disponibilizado eletronicamente via o Google Doc’s®. Os resultados obtidos sustentaram as hipóteses formuladas para esta tese. Pode-se verificar que as dimensões da conversão do conhecimento têm impacto positivo na inovação tecnológica. Assim, como constatou-se que a capacidade de conversão do conhecimento se relaciona positivamente com as inovações tecnológicas. Também pode ser averiguado que as inovações tecnológicas se relacionam positivamente com o desempenho das IES. Destaca-se a relação positiva entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das IES. Importante destacar o achado desta tese relacionado à divisão do construto desempenho, em intelectual e tecnológico. Por fim, foi elaborado o modelo teórico completo incluindo variáveis de controle. Para estudos futuros, sugere-se a aplicação do instrumento de pesquisa validado, em outras Instituições de Ensino Superior do
País. Sugere-se também analisar as barreiras e facilitadores da conversão do conhecimento em
relação às inovações e transferências tecnológicas, comparando os antecedentes, consequências, mediadores e moderadores da inovação e desempenho. Por fim, recomenda-se realizar estudos longitudinais que permitam examinar as variáveis de controle para todas as Instituições de Ensino Superior brasileiras e a evolução dos PPG’s desde o início do seu funcionamento.