Repositório Institucional da UCS
O Repositório Institucional da Universidade de Caxias do Sul tem como missão promover a Universidade em âmbito nacional e internacional, por meio da disseminação da informação em acesso aberto em busca da valorização de sua produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa.
Comunidades en DSpace
Elija una comunidad para listar sus colecciones
Editora da Universidade [500]
Añadido Recientemente
-
Viabilidade do uso do cone de penetração dinâmica para determinação do Índice de Suporte Califórnia de solos estudo de caso: Caxias do Sul
(2025-10-27)Embora sua aplicação no Brasil seja ainda limitada e não haja consenso entre autores e pesquisadores quanto à sua confiabilidade, o Cone de Penetração Dinâmica tem potencial significativo para ser utilizado como uma ... -
Discrepância da dose de radiação em face posterior da glândula tireoide em protocolos panorâmicos: um estudo em phantoms
(2025-10-17)Os exames de imagem são amplamente utilizados na odontologia, tal como os exames radiográficos. Ao que diz respeito aos pacientes pediátricos, os exames radiográficos podem auxiliar em um diagnóstico mais preciso, bem como ... -
Erosão dentária em crianças: uma revisão de literatura
(2025-10-17)A erosão pode ser definida como a perda de tecido, causado por um processo químico-mecânico estabelecido sem influência bacteriana. Ela pode ser de origem intrínseca (vômito e refluxo gastroesofágico) e extrínseca (consumo ... -
Medos vivenciados pelo lobo em contos tradicionais e renovados
(2025-10-25)O medo, quando emerge nas páginas da literatura, não é apenas um obstáculo a ser vencido pelos personagens, é também um espelho, uma encruzilhada, uma travessia. Ele força o confronto com fragilidades, convoca escolhas ... -
Escrever com inteligência : contribuições pedagógicas da inteligência artificial para o desenvolvimento de habilidades de produção escrita de alunos do ensino médio
(2025-10-24)Esta dissertação tem como objetivo geral propor estratégias de utilização da Inteligência Artificial, especialmente a plataforma ChatGPT, como recurso pedagógico no desenvolvimento das habilidades de produção escrita de ...
