Auflistung nach Autor "Valentini, Carla Beatris"
Anzeige der Dokumente 61-80 von 82
-
Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
Eich, Milena Schneid (2022-06-24)Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. ... -
Os professores do atendimento educacional especializado e dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Prata - RS : articulação entre os profissionais
Marchesini, Paula (2022-04-05)A Inclusão Escolar é uma temática que tem marcado presença em inúmeras discussões a respeito da educação nas últimas décadas. Esta temática, que inicia um grande movimento a partir da década de 1990, ganha mais enfoque a ... -
Proposta de uso do objeto de aprendizagem incluir em contextos organizacionais : princípios teóricos norteadores
Zampieri, Ana Claudia Baratieri (2017-10-23)A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um tema que instiga reflexão, principalmente no que diz respeito à busca de possibilidades em se reduzir as barreiras encontradas nesse contexto. A ... -
Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
De Carli, Daniel (2014-06-09)Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em termos ... -
Química e as tecnologias digitais : investigação sobre as representações docentes
Rosa, Marcelo Prado Amaral (2014-06-06)As mudanças sociais provocadas pela inserção das tecnologias digitais disponíveis no mercado apresentam-se desde a ordem geográfica até a velocidade relacional dentro de tempo e espaços que não contemplam os padrões de ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
Jaques, Rafael Ramires (2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
Reflexões Sobre Educação: História, Filosofia e Linguagens | Vol.04
; Valentini, Carla Beatris; Soares, Eliana Maria do Sacramento (Educs, 2020-05-25)E-book na área de Educação -
A relação com o saber docente na linguagem de programação
Boell, Márcia (2024-04-03)Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino ... -
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
Zanette, Carla Roberta Sasset (2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
Callegari, Jean Hugo (2016-01-27)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos ... -
Sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica
Klohn, Patrícia Bado Auler (2023-03-22)A presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de ... -
As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida (2014-05-29)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços ... -
Tecnologias digitais e a constituição docente em tempos de pandemia
Vergani, Kelly (2020-12-22)Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado durante o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que tem o objetivo de analisar como o uso das tecnologias digitais potencializa a constituição docente de professores ... -
Tecnologias móveis na escola : movimentos da gestão escolar
Schmidt, Sintian (2016-01-29)Esta dissertação tem como objetivo compreender os movimentos da gestão escolar no processo de inserção das tecnologias móveis na escola com base na Teoria dos Possíveis de Jean Piaget (1985, 1986, 1987). A cartografia, ... -
Texto como escritura: conselhos em alfabetização
Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira (2022-03-15)Esta dissertação problematiza a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, investigando, por meio de legislações voltadas à educação, o texto para: a função escolar, prática social e escritura. ... -
TIGRIS : um sistema de aferição da participação discente integrado ao ambiente virtual de aprendizagem da UCS
Passos, Maurício dosO processo de avaliação é integrante de fundamental relevância no cotidiano das organizações de ensino. Diferentemente da modalidade de ensino presencial, onde mecanismos de avaliação complementares como a análise da ... -
(Trans)formação de professores em acoplamento com as tecnologias digitais
Machado, Márcia Buffon (2016-01-27)Nesta dissertação apresentamos uma narrativa da investigação construída com o objetivo de compreender e explicar as transformações que aconteceram – e que podem continuar acontecendo – com professores que participaram de ... -
Transexualidades na escola: indagações a partir da escuta as professoras
Martins, Ana Patricia de Oliveira (2023-11-15) -
O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
Schmitz, Tainara (2020-12-29)O principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de ... -
Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
Moro, Tatiele Bolson (2023-05-03)Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as ...