Browsing by Author "Welter, Cristiane Backes"
Now showing items 1-20 of 47
-
O acolhimento de crianças no cotidiano da escola de educação infantil
Aguiar, Geórgia Caroline Lazari (2021-12-18)O presente artigo aborda a temática do acolhimento de crianças bem pequenas no cotidiano da escola de Educação Infantil. Tem como objetivo, retratar a importância de se praticar uma cultura do acolhimento, apresentando os ... -
Amorosidade e dialogicidade no conviver : o papel da emoção e da afetividade na aprendizagem da criança do ensino fundamental
Machado, Karlani (2020-08-18)O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado, Amorosidade e Dialogicidade no Conviver: O Papel da Emoção e da Afetividade na Aprendizagem da Criança do Ensino Fundamental, expresso nesta monografia, teve como objetivo geral ... -
Aprendizagem da leitura e da escrita no cenário da pandemia
Carvalho, Tamar Gutterres de (2021-07-20)O presente trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia tem como tema as aprendizagens da linguagem e da escrita no cenário da pandemia da COVID-19. Seu objetivo principal é analisar quais foram as aprendizagens ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
Almeida, Amanda Klamer de (2023-07-29)A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral ... -
Atuação e formação docente na educação básica diante da pandemia da Covid-19 : um estudo de caso na perspectiva decolonial
Moraes, Denise Machado (2023-01-21)Esta dissertação constitui-se em uma pesquisa qualitativa acerca da atuação e da formação docente na Educação Básica diante da pandemia da Covid-19: um estudo de caso na perspectiva Decolonial. O problema trabalhado nesta ... -
Autismo na creche: entre o real e o ideal
Palavre, Nicole Mascarello (2020-07-16)Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como o pedagogo poderá encontrar amparo legal e teórico, para lidar com situações corriqueiras em que a criança com TEA, necessita de auxílio. [resumo fornecido pelo autor] -
Biblioteca escolar virtual: uma tecnologia digital de informação e comunicação para os docentes
Perin, Vitória Boscato (2018-12-16)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes em práticas docentes. Esta monografia resulta do trabalho de conclusão de curso de Graduação em Pedagogia na Universidade de Caxias ... -
A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
Bueno, Monique Neckel (2023-02-08)Essa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo ... -
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
Vargas, Irajá Aparecida dos Santos (2018-12-13)A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, ... -
O cotidiano da docência na educação infantil na pandemia da COVID-19: reflexões a partir de múltiplas vozes
Tochetto, Amanda Mussatto (2021-07-17)Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral compreender a realidade da Educação Infantil em meio a Pandemia da Covid-19 a partir da escuta de múltiplas vozes. O problema de pesquisa que mobilizou a busca ... -
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
Benatto, Daniele (2020-07-24)Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da ... -
Das culturas das infâncias para uma educação emancipatória na educação infantil
Fernandes, Maria Elisabete (2023-02-15)Este estudo analisa as culturas das infâncias que se manifestam no cotidiano de uma escola de educação infantil pública no interior do Rio Grande do Sul, durante as atividades pedagógicas, planejadas e livres nos diferentes ... -
A desenhografia de um movimento
Spanhol, Simone Maria (2024-04-26)A dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição ... -
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil
Rech, Karen Liane (2021-07-15)O artigo objetiva analisar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação infantil. O método empregado é o exploratório, com metodologia qualitativa. Serão utilizados autores como: Freire (1996), ... -
Do canetão ao "zoom"
Santi, Luiza (2020-12-18)O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão ... -
Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no Município de Touros/RN
França Júnior, Francisco de Miranda (2023-04-17)A presente dissertação constitui-se um estudo quali?quantitativo sobre "Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no município de Touros/RN". ... -
Educar para cultura da sustentabilidade: saberes e desafios
Daneluz, Gessica Aline (2020-12-19)A presente monografia de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) destaca a necessidade de compreender a educação como uma cultura da sustentabilidade. O principal objetivo da investigação é ... -
Emergências estéticas : pistas para o redesenhar e repintar a formação docente como devir da pandemia
Oliveira, Lucila Guedes de (2024-04-10)Esta Tese foi realizada partindo do pressuposto de que é possível reinventar a formação docente pautada na Estética da Existência de Foucault (1926-1984) e que a interação com a Arte pode ser uma possibilidade para a ... -
Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso
Perboni, Gislaine Bizotto (2022-07-18)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolas transformadoras para a infância. Trata-se de uma investigação que contempla aspectos do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil localizada na ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
Pelissari, Daniela (2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ...