• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Grupo Escolar Padre Efrem: culturas e práticas (Vacaria/RS - 1922-1950

Thumbnail
Öffnen
Dissertação Mariana Lisboa de Oliveira.pdf (2.820Mb)
Datum
2022-08-17
Autor
Oliveira, Mariana Lisbôa de
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as culturas e práticas escolares do Grupo Escolar Padre Efrem, instituição localizada no município de Vacaria/RS. O estudo teve como recorte temporal o ano de 1922, momento em que ocorre a reunião das três escolas isoladas existentes no município para a formação e institucionalização deste Grupo Escolar até o ano de 1950, quando ele tem sua nomenclatura oficialmente denominada Grupo Escola Padre Efrem. O estudo pautou se nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural e da História da Educação, com as contribuições dos historiadores Burke (2008), Le Goff (2019), Pesavento (2008), Chartier (2002), Escolano (2010), Vidal (2006), Peres (2000), Souza (1998). A metodologia utilizada é a da análise documental realizada a partir dos Livros Atas encontrados no acervo do Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Efrem (Vacaria/RS). Além disso, foram consultados livros regionais, relatórios, regimentos, fotografias e outros trabalhos que se aproximaram da temática. A dissertação está organizada em seis capítulos, sendo o primeiro dedicado às considerações iniciais, onde são contextualizados o espaço da cidade e a presença da instituição investigada, bem como a justificativa pela escolha desta temática e o percurso construído no processo desta pesquisa. No segundo capítulo, é realizado um estudo sobre as pesquisas referentes à temática e à metodologia que será utilizada. No terceiro capítulo, é descrito como era a cidade de Vacaria/RS e os processos relacionados à educação. No capítulo seguinte, é contextualizado como foi a implantação dos grupos escolares no Brasil e no Rio Grande do Sul, sendo eles modelo de educação primária. O quinto capítulo é dedicado ao Grupo Escolar Padre Efrem, onde são abordados os processos de transformação e os vestígios da cultura e das práticas escolares a partir da documentação encontrada, dando ênfase no que tange ao espaço e ao tempo escolar. São abordados aspectos sobre a construção do novo edifício para abrigar o Grupo Escolar, o qual representa uma arquitetura moderna e a produção de uma nova cultura escolar com a adoção de novos espaços e práticas escolares e também as representações das festividades e do civismo fortemente vivenciados no cotidiano escolar. O sexto capítulo é dedicado às considerações finais, destacando que esta pesquisa não só conta, por meio dos vestígios da cultura escolar, a história do Grupo Escolar Padre Efrem, como evidencia aspectos da cultura local com as contribuições que essa instituição escolar trouxe para a comunidade e região. Este estudo contribui também para outras pesquisas, principalmente as que se referem ao campo das instituições escolares em nível local, regional e nacional, especialmente no que tange aos grupos escolares. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10815
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

Verwandte Dokumente

Anzeige der Dokumente mit ähnlichem Titel, Autor, Urheber und Thema.

  • Análise do desempenho na cadeia produtiva da maçã no corredor Vacaria-RS ao Porto de Rio Grande-RS : sob a ótica da matriz de análise de política (MAP) 

    Pacheco, Maria Teresa Martiningui (2014-11-12)
    O presente estudo objetivou analisar o desempenho na cadeia produtiva da maçã, por meio de indicadores privados e sociais, sob a ótica da Matriz de Análise de Política, no corredor Vacaria ao porto de Rio Grande–RS, bem ...
  • Relações entre fatores socioeconômicos e a geração de resíduos sólidos domiciliares - Vacaria 

    Gil, Maria Doralice Maciel (2017-03-08)
    Uma das grandes preocupações ambientais está relacionada à geração exacerbada de resíduos sólidos no âmbito domiciliar, como decorrência os impactos ambientais ocasionados pelo descarte inadequado dos mesmos. Estudos sobre ...
  • Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944) 

    Lima, Gisele Alves de (2019-07-24)
    Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV